Esse segmento vai dar muito o que falar nos próximos dois anos. Pode apostar. Nenhuma montadora declara parte da sua estratégia para tomar conta dessa fatia que começa a engordar no país, hoje, mais por conta da Toyota. A GM deu sinais que não quer ficar de fora e aposta na liderança entre os veículos elétricos do Mercosul nos próximos anos. Essa previsão foi dada pelo presidente da General Motors para o bloco econômico, Carlos Zarlenga. O executivo disse ainda que a marca responsável pela Chevrolet tem como meta lançar 20 produtos elétricos no mundo nos próximos cinco anos. E o Brasil certamente não ficará de fora. Com o rumor global que a próxima geração do Corolla será totalmente híbrida em 2020, imagine o que pode acontecer com os sedãs que travam uma batalha para “sobreviver bem” diante dos SUVs. As chances aumentariam muito e o comprador já sabe disso porque ele deseja economizar, ter de volta parte do investimento. Em São Paulo, a venda de híbridos garante, por exemplo, imposto menor e saída do rodízio. Dezenas de executivos estão aderindo ao trabalho que a Ford vem fazendo por lá. Oh, Paulo Câmara, dá para acompanhar em matéria de isenção tributária ou diminuição de alíquota o estado de São Paulo. Eu acredito e você faria a sua parte. Vamos nessa?
Peugeot sem mira
A Peugeot não está dando conta do baixo volume de importação do 3008, que se tornou um sucesso no mercado brasileiro e já era previsto. Para completar a gama de SUVs, decidiu trazer o elegante 5008 que entra na faixa de mercado do novo Equinox, por exemplo. Mas claro que o preço certamente não será nada parecido.
Polo ou Gol?
De longe, observado por trás, é inevitável o comparativo do leigo entre os dois compactos, que não faz qualquer separação do design. Mas se você olhar de novo e enxergar além das lanternas, vai ver que o Polo é muito mais robusto. Sem falar do desempenho, claro.
Investimento
Com os indícios de melhoras para o mercado nacional, oito montadoras de veículos com fábricas no Brasil já anunciaram investimentos, nos últimos meses, que somados chegam a R$ 16,35 bilhões até o ano de2021. O enxerto vem depois de quatro anos seguidos de queda na indústria automotiva.
SUV da Ferrari
Presidente da marca, Sérgio Marchionne, deverá lançar surpresas sobre o utilitário da marca em dezembro. Mas já sabemos que será um FUV (Ferrari Utility Vehicle). A informação é do Bloomberg, em Nova York.
McLaren do Brasil
Destaque entre os esportivos no Reino Unido, a McLaren tem a chegada confirmada para o Brasil. Já presente em países como México e Chile, a marca começa suas operações no solo nacional no próximo ano e será representada pela Eurobike.
Com controle remoto
A Nissan decidiu mostrar nas pistas as poucas diferenças que ainda restam entre realidade e jogos virtuais. Para isso, a marca decidiu modificar em alguns aspectos o esportivo GT-R para que ele pudesse ser comandado através do controle DualShock 4, da Sony.
O primogênito
Poucos lembram, mas a Citroën foi a pioneira no segmento de utilitários. Isso porque lançou em 1957 o Type H. Carro estava exposto pela marca durante o lançamento do novo furgão Jumpy, que aconteceu nos últimos dias em São Paulo.
Otimismo
Projeção feita pelo novo presidente da Volkswagen para o Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, dá conta que o mercado brasileiro de veículos novos deve ter um crescimento entre 8% e 10% ao ano nos próximos quatro anos. Segundo o empresário, as vendas do mercado nacional atingirão 2,8 milhões de unidades até 2020. Muito otimismo para a realidade?
Virtus na área
A Volkswagen divulgou nesta semana uma imagem que aparecem as curvas do novo sedã Virtus. O modelo já tem data de estreia no Brasil, que é no início de 2018. Novidade compartilha a mesma plataforma e mecânica do já apresentado, e testado, Polo. A novidade ficará colocada na gama de veículos da montadora em uma categoria acima do Voyage, mas abaixo do Jetta.