Estado de Minas TALENTO

Releituras de clássicos nacionais

Designer Du Oliveira brinca com a imaginação de fãs de modelos que marcaram gerações e saíram de linha, como o Simca Chambord e o Volkswagen Brasília. Ele está por trás do desenho do novo Puma GT Lumimari


postado em 03/11/2017 13:43 / atualizado em 03/11/2017 14:44

Em 2008, o designer publicou o Novo Volkswagen Brasília(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Em 2008, o designer publicou o Novo Volkswagen Brasília (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Modelos que fizeram história na indústria automotiva nacional e deixaram de serem fabricados, como o Volkswagen Brasília, ressurgem em versões modernas na internet graças à criatividade e ao talento de um apaixonado por carros. Desde de criança, o designer brasileiro Du Oliveira, 42, desenha automóveis por diversão. Aos poucos, os seus traços foram evoluindo assim como a internet e os programas gráficos de computador.

'A ideia do novo VW Brasília surgiu ao ver uma imagem do Audi A1 Concept. Achei aquelas linhas bastante semelhantes, e a partir do Photoshop, fiz as modificações e inseri elementos que eram a marca registrada do Brasília', explica Du Oliveira.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'A ideia do novo VW Brasília surgiu ao ver uma imagem do Audi A1 Concept. Achei aquelas linhas bastante semelhantes, e a partir do Photoshop, fiz as modificações e inseri elementos que eram a marca registrada do Brasília', explica Du Oliveira. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Em 2006, ele criou o Blog Irmão do Décio para publicar os seus trabalhos de ilustração digital. Tudo não passava de um hobby. Quando começaram a surgir na internet várias releituras de veículos por conta de modelos como o Ford Mustang, VW New Beetle e o Mini Cooper, ele pensou: por que os carros brasileiros não podem ter releituras também? Então, o ilustrador começou a trabalhar em como seria o retorno de clássicos nacionais como o Simca Chambord.

'O visual do Simca Chambord foi mais profundo na ideia retrô e combinou linhas modernas com clássicas, utilizando cores saia e blusa. Isso tudo remetendo ao Chambord dos anos 60', explica Oliveira.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'O visual do Simca Chambord foi mais profundo na ideia retrô e combinou linhas modernas com clássicas, utilizando cores saia e blusa. Isso tudo remetendo ao Chambord dos anos 60', explica Oliveira. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
E depois, passou a divulgar os seus projetos no blog pessoal e eles acabaram viralizando. Mais tarde, sua arte estava sendo tema de matérias em revistas, sites e programas televisivos especializados. “É como se fosse um resgate da indústria nacional”, destaca Oliveira. Os seguidores da página do designer se animam com os trabalhos e alguns chegam a sugerir qual motor poderia equipar as releituras.

'O Gurgel X15 foi um desafio de uma revista automotiva para eu recriar um clássico nacional. Fiquei na dúvida, mas vi um Gurgel passando na rua e tive essa ideia, usar o estilo quadrado e exótico que os modelos da marca nacional tinham e transformá-lo em algo moderno. Um dos trabalhos que eu mais gostei', relata.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'O Gurgel X15 foi um desafio de uma revista automotiva para eu recriar um clássico nacional. Fiquei na dúvida, mas vi um Gurgel passando na rua e tive essa ideia, usar o estilo quadrado e exótico que os modelos da marca nacional tinham e transformá-lo em algo moderno. Um dos trabalhos que eu mais gostei', relata. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
O primeiro trabalho de releitura produzido por ele foi o Volks Brasília, lançado originalmente em 1973 e retirado de linha em 1982. A repercursão da ilustração, postada em 2008, não podia ter sido melhor. O novo Brasília foi publicado em jornais, revistas e páginas na internet. Desde então, vários outros modelos voltaram repaginados por meio do processo criativo de Oliveira.

'Modelo da Kombi feito inteiramente em 3D. Talvez pelas normas de hoje, esse formato não teria muitas condições de trafegar nas ruas com a segurança dos modelos atuais, mas foi apenas um estudo de design para atualizar as linhas da antiga Kombi o máximo possível', ressalta.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'Modelo da Kombi feito inteiramente em 3D. Talvez pelas normas de hoje, esse formato não teria muitas condições de trafegar nas ruas com a segurança dos modelos atuais, mas foi apenas um estudo de design para atualizar as linhas da antiga Kombi o máximo possível', ressalta. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
O designer enfrentou problemas quando as pessoas começaram a utilizar os seus trabalhos para divulgar notícias falsas de lançamentos na internet. E isso quase lhe rendeu um processo. Em 2009, recebeu uma carta da Volkswagen, afirmando que ele estava fazendo uso indevido da marca. “No fim, deu tudo certo. A VW disse que foi um erro do Departamento Jurídico da empresa e pediu desculpas. A partir de então, eu comecei a colocar a observação “imagem fictícia” em todos as minhas ilustrações. Meu trabalho é uma homenagem aos modelos. Não é nada de má fé”, ressalta.

'Este Fiat 147 foi baseado no Novo Uno, pois as linhas mais retas permitiram uma melhor associação ao antigo 147', destaca.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'Este Fiat 147 foi baseado no Novo Uno, pois as linhas mais retas permitiram uma melhor associação ao antigo 147', destaca. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
O que era só diversão passou a ser a profissão de Oliveira. Em 2011, ele recebeu o convite da Revista Quatro Rodas para fazer as projeções dos “Segredos”. Aqueles carros que ainda serão lançados e não têm imagens reveladas. “Os jornalistas me dão a descrição mais ou menos dos veículos e eu faço, considerando a tendência da marca, um retrato falado do modelo. Ou produzo com base no automóvel que foi flagrado com camuflagem”, explica.

'A partir de uma imagem do Ford Mondeo, fiz um coupê duas portas, o Corcel GT, com um visual semelhante ao Corcel II', detalha o ilustrador.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'A partir de uma imagem do Ford Mondeo, fiz um coupê duas portas, o Corcel GT, com um visual semelhante ao Corcel II', detalha o ilustrador. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Virando realidade

Em 2014, veio a proposta da Puma Automóveis para realizar um dos seus projetos. A fabricante brasileira gostou do Puma modelo Tubarão feito do zero em três dimensões e entrou em contato com o designer. Foi marcada uma reunião e o trabalho saiu do mundo virtual para, inicialmente, rodar nas pistas de provas de automobilismo.

“Eu tive que adaptar algumas coisas de acordo com as especificações deles. Depois que fizeram o carro para as pistas, deram o sinal verde para fazer um automóvel para as ruas. Foi quando eles me deram um pouco mais de liberdade para dar um veia diferente em relação ao primeiro modelo”, afirma.

Puma GT Lumimari marca a volta da fabricante brasileira ao mercado(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Puma GT Lumimari marca a volta da fabricante brasileira ao mercado (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Foi quando surgiu o novo Puma GT Lumimari que rodará pelas ruas e avenidas brasileiras em 2018. Porém, serão apenas 10 unidades fabricadas. Em dezembro, o protótipo do modelo desenhado por Du Oliveira será lançado. É o retorno da marca ao mercado brasileiro. Mas, não para por aí, além do Puma, Oliveira tem outro projeto em desenvolvimento que irá virar realidade. “Por questões contratuais, não posso falar nada ainda. É um novo fora de série da indústria nacional”, explica.

'Apesar do Ford Versailles ter um parentesco com o VW Santana, tentei dar uma personalidade própria ao carro, mas com elementos que lembrei do modelo original', destaca.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'Apesar do Ford Versailles ter um parentesco com o VW Santana, tentei dar uma personalidade própria ao carro, mas com elementos que lembrei do modelo original', destaca. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
A origem do nome do blog

'O Volkswagen Santana tinha um desenho muito bonito, mas que foi modificado com suas reestilizações, tentei remeter ao estilo do modelo original com a identidade da marca utilizada em 2010', pontua.(foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
'O Volkswagen Santana tinha um desenho muito bonito, mas que foi modificado com suas reestilizações, tentei remeter ao estilo do modelo original com a identidade da marca utilizada em 2010', pontua. (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
E esse nome peculiar para um blog? O blogueiro explica: “Eu fazia umas caricaturas para mim mesmo e meu irmão me pediu para fazer algumas dos colegas de trabalho dele, baseadas nas características físicas de cada um. Era só piada mesmo. Então, ele levava os meus desenhos e os caras ficavam dando risada. E perguntavam: - Quem é que fez essas caricaturas? E outros respondiam: - Foi o irmão do Décio. Isso se espalhou. Eu não tinha um nome para o blog e coloquei esse. Acabou se popularizando e ficando esse nome mesmo. É uma coisa diferente, né?! Muita gente acha que meu nome é Irmão e outros me chamam de Décio, relata.

Traseira da releitura do Santana criada pelo blogueiro (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Traseira da releitura do Santana criada pelo blogueiro (foto: Du Oliveira/Arquivo Pessoal)
Quer ver mais trabalhos de Du Oliveira? Acesse o Blog Irmão do Décio, clicando neste link.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação