Estado de Minas COLUNA

Confira os destaques de Jorge Moraes de 27/08/2017

Colunista fala sobre o projeto de criação do novo Polo. Hatch vai ser vendido entre R$ 50 e R$ 80 mil


postado em 28/08/2017 13:16

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

São Paulo - Sim, é possível. Pode acreditar que vem por aí uma nova Volkswagen. Na quinta-feira passada conhecemos o Polo em pedaços e sua concepção de projeto de segurança, design e tecnologia. O carro traça o futuro da plataforma MQB, que também vai gerar, no começo de 2018, o sedã Virtus e o SUV compacto T-Cross. O Polo, que vamos dirigir no próximo dia 5, mostrou que poderá ser um dos automóveis mais impecáveis do mercado na categoria intermediária aos mais luxuosos. O padrão alemão de construção está sendo apresentado de forma atual, comunicativa e recheada de informações por parte da engenharia, do design e do mercado. A Volks MQB é diferente daquela que conheci por mais de 23 anos de mercado. Mais aberta, menos estrangeira. Bem brasileira, como pontuou o presidente da montadora David Powels. O Polo, a partir de outubro, dará partida ao novo ciclo desse projeto global semelhante ao feito na Europa.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

O carro brasileiro terá novo corte de para-choque frontal, mais aberto e recortado como exibiu o gerente de design José Pavone. A projeção da tela mostra isso. O desenho de um hatch esportivo traduzido como primo menor do Golf é rico em segurança e já exibido nos testes de crash frontal, lateral e de poste. Gustavo Schmidt, vice-presidente da marca, disse que não vai faltar nada. O compacto deverá surpreender em todos os aspectos e a parte de info-entretenimento será uma atração e tanto para o consumidor conectado com o mundo digital. Na base de convencimento sobre a célula de sobrevivência dos ocupantes, resistência do aço, e busca pela nota máxima no Latin Ncap, o gerente de carroceria e segurança, Antônio Carnielli Jr, disse que está certo do sucesso em todos os quesitos exigidos para provar quanto o veículo é seguro com bolsas infláveis frontais e laterais (projetei isso em meu Instagram @jorgemoraes). Em relação ao conforto e uso do material de acabamento da cabine, chama a atenção os bancos, confortáveis como nunca aconteceu, e, entre o volante, quadro de instrumentos virtual e textura do painel, espere o novo para surpreender.  Quanto aos motores? O carro de São Bernardo do Campo (SP) terá três opções: 1.0 (3-cilindros) aspirado, 1.6 (4-cilindros) MSI de 120 cv  e o 1.0 de três cilindros e injeção direta. Também saiba que haverá transmissão automática. Faixa de preço? Pense na casa dos R$ 50 mil a R$ 80 mil.

 

(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

E tem mais
O Gol não foi esquecido e no próximo ano ganhará o câmbio automático para se manter bem no segmento dos automóveis de entrada mais equipados.

Quantos lançamentos?
Vem por aí o novo Tiguan, a Amarok V6, o sedã Virtus e o T-Cross. Isso sem contar com a entrada do facelift do Golf, que deverá antecipar tudo isso. O presidente Powels não comentou sobre estratégias, mas disse que nos próximos dois anos a montadora terá mais modelos com transmissão automática.

Auto motor
Confira nossa expedição a bordo do Honda WR-V. Percorremos do Recife a Natal passando por trechos incríveis que marcaram a trajetória da aventura a bordo do compacto derivado da plataforma no Fit. É neste domingo, às 10h, na Band TV Tribuna e nas emissoras do Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí.

Convite
Paula, Marta e José Ranulfo Queiroz convidam para o lançamento do novo Volvo XC60 que vai acontecer na próxima terça-feira. O SUV é um dos mais elegantes da categoria e entrou no mesmo ritmo de excelência do XC90.

O investimento
A GM vai investir R$ 4,5 bilhões nas plantas de São Caetano do Sul (SP), Joinville (SC) e Gravataí (RS). Quem disse foi o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga. E do Sul vai sair um SUV compacto.

 

 

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