Atitude
Peguei um táxi híbrido em São Paulo. Até aí, tudo bem. Mas o melhor dessa história aprendi com o motorista, ecologicamente correto, que pensa no futuro e deseja o mundo mais saudável. Até então não há nada de estranho nisso, mas vale a pena levar em consideração que essa consciência em torno de um planeta melhor, menos poluído pelos automóveis abastecidos com combustíveis fósseis, já estão incluídos nesse “novo mundo”. Nada contra os automóveis flex, gasolina ou diesel, porque já enxergo nos atuais modelos a busca dos fabricantes (de forma obrigatória ou não) pela eficiência energética e pelo baixo consumo. A geração milênio já cobra isso e exige veículos econômicos que servirão como meio de transporte e muito pouco como meio de status. Em países da Europa e estados como o da Califórnia, nos EUA, a consciência híbrida ou elétrica é tão real e comum, que supera a emoção, fator decisivo para a venda. Nesse caso, o consumidor não enxerga o design e o estilo do veículo que se tornam secundários na hora de fechar o negócio. Bem ao contrário do Brasil, quando um jogo de rodas em liga leve significa muito. O modo de condução da indústria automotiva nacional vai virar completamente, tipo 360 graus mesmo nos próximos 10 a 20 anos. A maneira de construir pensará nas pilhas, em novo projeto na linha de produção criada pelo gênio Henry Ford. E sem essa de tendência. É fato mesmo! A exemplo de Sr. Fernando, o taxista, centenas de profissionais visionários só esperam uma atitude mais energética de incentivos por parte do governo, de um Brasil honesto que precisa refletir no amanhã e nas consequências das atitudes de hoje. O mercado de carros híbridos ou elétricos no país é pequeno e, infelizmente, por enquanto, o segmento dos automóveis intermediários (aqueles que passam da faixa de largada de até R$ 40 mil) ainda não foi atingido. Vamos pensar além dos Porsche, Lexus, Ford, Toyota que já introduziram seus carros por aqui e pedir mais. Muito mais.
CNH digital
O Contran modificou o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica. Agora o órgão exige que a implantação do sistema pelos Detrans ocorra até 1º de fevereiro de 2018. Será que isso vai acontecer?
Auto Motor
Direto da Noruega, Range Rover Velar. Produção da equipe do apresentador que também vos escreve. SUV é a principal atração do programa que vai ao ar neste domingo na TV Tribuna Band, às 10h.
FCA na mira dos chineses
A Fiat Chrysler Automobiles pode estar na mira de empresas chinesas. Informações do jornal Automotive News dão conta de que a montadora já teria rejeitado pelo menos uma oferta de uma conhecida companhia asiática. Após a divulgação desses dados as ações da FCA começaram a subir.
Concorrente do Uber
A Maven, empresa de aluguel de carros da GM, anunciou um plano de expansão para o Brasil e que deve estremecer a concorrência. Agora, a empresa pode fornecer veículos do grupo diretamente para motoristas cadastrados no app de viagem sob demanda.
Adeus
Há muito o grupo FCA anunciou que o Dodge Viper iria sair de linha de produção. É chegada a hora. O último modelo foi produzido nos últimos dias na fábrica do grupo em Detroit.
Sprinter Limitada
A Mercedes-Benz lançou uma versão especial para a Sprinter. Isso porque a marca está celebrando a presença do furgão no mercado nacional há 20 anos. Motor do utilitário não é nada mau. Trata-se de um 2.2 bi-turbo de 146 cv e 33 quilos de torque.
Blindado de fábrica
Tá chegando. A Audi anunciou que o Q5 blindado vem blindado de fábrica direto do México, onde é importado. O preço? R$ 355 mil, na base da versão
ambiente sem teto solar e já atendendo a nova legislação do mercado.
A BMW revelou fotos de um dos seus novos conceitos, o Z4 Concept. No entanto, a montadora não revelou ainda qual será o conjunto mecânico que equipará o protótipo. Porém, especula-se que o modelo terá motor a gasolina com potências entre 200 e 335 cavalos.
Pequeno Yaris
A Toyota mostrou a nova geração do Yaris sedã na Tailândia. O modelo apresentado lá, que é menor que o Corolla, é igual à versão que será fabricada no Brasil, junto com uma variante hatch. O Yaris pode começar a ser produzido no fim do ano ou no início do próximo em Sorocaba, onde é fabricado o Etios.
Hyundai elétrico
A montadora sul-coreana anunciou que está mudando de estratégia. Agora, a Hyundai quer apostar em veículos elétricos, inclusive no segmento premium, para longas distâncias. O objetivo é alcançar Tesla e outras fabricantes que já estão avançadas no caminho que tende a ser a pedida do futuro.