Estado de Minas MERCADO

Usado da vez: Etios passou por alterações

Com as mudanças, tanto o hatch quanto o sedã da Toyota ganharam destaque nas vendas


postado em 17/08/2017 10:38 / atualizado em 30/11/2017 13:18

A modificação mais recente do modelo ocorreu em janeiro deste ano(foto: Toyota/Divulgação)
A modificação mais recente do modelo ocorreu em janeiro deste ano (foto: Toyota/Divulgação)
O Toyota Etios foi apresentado, ainda em forma de conceito, pela primeira vez em janeiro de 2010, no Salão do Automóvel da Índia e sob forma final de produção em dezembro do mesmo ano, também no país asiático. A fabricação do carro no Brasil começou em 2012 na cidade de Sorocaba, São Paulo, com comercialização iniciada no ano seguinte. O modelo teve que competir diretamente com o Chevrolet Onix, atual líder de vendas, e o Hyundai HB20.

As vendas do Etios não foram o esperado pela montadora logo de início, mas o modelo acabou caindo no gosto do brasileiro. “O veículo tem uma grande
procura hoje devido à credibilidade da marca e pelo que o modelo oferece”, explica o diretor comercial da Toyolex Gustavo Araújo. A fabricante começou a ouvir as reclamações dos consumidores e, aos poucos, começou a fazer algumas alterações no veículo. Hoje o modelo possui alguns diferenciais que atraem os olhares de potenciais compradores. “O principal ponto que chama atenção no Etios é que ele já inicia com a versão 1.3. Uma potência superior em relação aos concorrentes”, aponta Gustavo.

A alteração mais recente do modelo aconteceu em janeiro de 2017, quando foi apresentada a versão 2018 e que traz o primeiro face lift, deixando-o com um desenho mais esportivo. Na versão 2017, lançada há mais de um ano, o Etios recebeu um novo painel, melhorias mecânicas e câmbio automático de quatro velocidades, o mesmo utilizado no Corolla há alguns anos. O câmbio manual passou a ter seis marchas. “Contudo, mesmo em versões mais antigas, o modelo ganha destaque por não ter um acabamento popular como os concorrentes. Ele tem um valor a partir de R$ 28 mil com um acabamento de carro superior”, explica o diretor comercial.

Um dos destaques do Etios é o motor 1.3 de entrada(foto: Toyota/Divulgação)
Um dos destaques do Etios é o motor 1.3 de entrada (foto: Toyota/Divulgação)
Escolher um modelo mais antigo do Etios vai depender do bolso do interessado. “Quanto mais antigo o modelo, maior a demanda. Isso porque, quanto mais antigo o ano, mais barato ele fica, sem perder a credibilidade”, aponta Gustavo. Essa confiança em comprar carros mais velhos, na fabricante japonesa, vem da campanha Ciclo Toyota, como explica o especialista. “A marca garante a recompra do carro usado. O consumidor que procura esse tipo de veículo tem em mente que ele pode ser revendido, daqui a dois ou três anos, para própria fabricante”, revela.

O público que mais procura o modelo é bastante diverso e pode ser separado em dois grupos, a depender da carroceria. “O automóvel hatch é mais buscado pelo público jovem, enquanto o sedã é mais solicitado por casais e famílias em geral”, aponta Gustavo. Entre os veículos seminovos mais vendidos nas lojas da Toyota no Recife, o Etios ocupa o segundo lugar. “Aqui na loja, o carro só perde para o Corolla, mas existe muita saída, principalmente do hatch”, aponta Amanda Mirelle, vendedora da Toyolex Imbiribeira.

Os motores também mudaram em relação ao modelo de 2012. Eles receberam duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, além de outras alterações. O propulsor 1.3 passou de 90 cv para 98 cv, já a opção 1.5 pulou de 96,5 cv para 107 cv com etanol. O torque cresceu em média 5%.  Agora é possível fazer até 13,1 kgfm com o propulsor 1.3 e 14,7 kgfm no 1.5.

 

 

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