Modelo que está em produção desde 1980, o Volkswagen Gol já passou por diversas modificações e continua no gosto dos brasileiros. No total, já foram produzidas 7,8 milhões de unidades no Brasil, China e Irã. O hatch já liderou o topo da lista de mais vendido no Brasil por 27 anos. Sua estreia no país teve o intuito de ocupar o espaço do Fusca que vinha perdendo força nas vendas desde 2001. Pioneiro em tecnologias, em 1988 o esportivo GTI foi o primeiro carro equipado com injeção eletrônica, já em 2003 foi responsável por ser o primeiro automóvel a adotar a tecnologia flex.
Novo ou usado, o Gol ainda tem o seu público fiel, mas já não mantém a mesma liderança nas vendas. “O ano de preferência de quem procura um Gol usado é em torno de 2015 e 2016, quando o modelo ainda está em garantia”, revela o diretor de marketing do Shopping do Automóvel de Pernambuco Carlos Nunes.
O modelo foi responsável por dar origem a dois novos veículos, o Voyage e o Saveiro. “Ele é bastante procurado por conta da tradição, que está há mais de 30 anos no mercado”, revela Carlos.
Como está há muito tempo no mercado, a confiança que o modelo passa também é ponto positivo para quem procura um veículo usado. “Por ser um carro da Volkswagen, que já tem um renome no Brasil, a procura é maior, além de serem carros bons para o dia a dia”, afirma o especialista.
O público que mais procura os modelos usados são os mais jovens, por vezes para ter a experiência de um primeiro carro, e não é diferente com o Gol. “O perfil dos interessados varia bastante, mas a maioria é de pessoas mais jovens que gostam de carro com potência”, comenta Carlos.
Com uma motorização sempre 1.0, o hatch 2015 é responsável por desenvolver 82 cv de potência e um torque de 10,4 kgfm. Nessas configurações é possível chegar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos com uma velocidade máxima de 170 km/h, isso no consumo à álcool.
O recall mais recente do modelo aconteceu em outubro de 2016, por conta do megarecall da Takata que afetou airbags de diversos modelos ao redor do mundo.