1. Esqueça o celular
Todas as coisas que te fazem perder a atenção do volante podem ser muito perigosas. Enquanto dirige, procure focar na atividade, pois qualquer descuido pode ser fatal.
2. Respeite e não deixe de usar a faixa de pedestre
Pense que você também pode ser pedestre e um dia vai precisar usar a faixa. Coloque-se no lugar do outro e respeite. Ainda que o semáforo esteja fechado para os transeuntes ou não haja sinalização, se for possível, você pode parar.
3. Se beber, não dirija
Embora clássica, a frase precisa ser lembrada: a mistura, que não combina nada, ainda é recorrente e está entre as principais causas de acidentes e mortes no trânsito. Então, se for beber, se organiza e não saia de casa dirigindo.
4. Use o cinto
O uso do cinto é imprescindível e obrigatório para todos que estão dentro do veículo, até mesmo para os caronas de trás. Em caso de acidentes, o equipamento pode salvar vidas.
5. Respeite o limite de velocidade (e todas as outras regras)
Devagar e sempre ou não: os limites de velocidade existem para colaborar para com um trânsito mais seguro. Muitos acidentes acontecem porque alguns motoristas não respeitam os limites de velocidade local ou se arriscam em ultrapassagens perigosas.
6. Seja responsável, cuide de quem está do seu lado (dentro ou fora do carro)
Procure manter uma boa distância do carro à sua frente para que você tenha tempo de reagir em caso de imprevistos. Lembre-se do uso obrigatório dos faróis e procure sinalizar os contratempos durante as viagens para os amigos condutores.
7. Observe o seu veículo
Fazer revisão é essencial: tente sempre checar o nível de água e óleo, ver como está o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna e painel e olhar como anda o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão para ter imprevistos.