Estado de Minas SINALIZAÇÃO

Mais uma forma de se comunicar no trânsito

Projeto simples e inédito visa contribuir com o fluxo do trânsito e também evitar colisões traseiras


postado em 14/06/2017 10:13 / atualizado em 14/06/2017 14:34

É possível que você já tenha sentido dificuldade ao tentar avisar que vai estacionar em determinada vaga, ou até mesmo perdido espaços para colocar o seu carro por não poder informar que deseja utilizar o local. No trânsito, é comum motoristas enfrentam pequenos congestionamentos em estacionamentos, devido, às vezes, a falta de habilidade dos condutores, mas também por falta de equipamentos sinalizadores na traseira dos veículos. Mas se existisse uma luz que pisca para informar antecipadamente que você vai realizar uma manobra de marcha ré? Esse é o projeto do design industrial Reinaldo Bertanha, conheça.


De uma necessidade, surgiu a oportunidade. O design percebeu a dificuldade que as pessoas tinham em se comunicar no trânsito. “Não tínhamos como avisar antecipadamente que iríamos estacionar em marcha ré. A ideia surgiu para facilitar as nossas vidas ao estacionar e pode evitar até colisões traseiras”, explica Reinaldo. Além de auxiliar no tráfego, o equipado também contribui com o meio ambiente. “As manobras podem ser realizadas de forma mais rápida, assim, iremos poluir menos”, conclui.

Com o objetivo de evitar retenções desnecessárias, o projeto é simples, no entanto, para Bertanha, é eficiente. “Ainda não visto nenhum recurso para sinalizar a sua intensão de manobrar para trás, mas é importante pois agiliza as manobras”, completa. Segundo o idealizador, não há chances do condutor se confundir ao recorrer ao equipamento. “Não vai atrapalhar. Eu não criei uma nova luz, só dei mais uma função para a lanterna traseira”.

Para utilizar o equipamento é preciso adaptar o seu carro. “A lâmpada que precisamos já está no veículo, basta energizar o sistema e conectar ao fio da lâmpada branca da marcha ré”.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação