2003 - Nascimento
Há 14 anos a Ford estreava o modelo e criava a categoria SUV compacto. O design do veículo foi baseado na segunda geração nacional do Fiesta que apareceu em 2002. No ano de estreia, a Ford emplacou cerca de 27 mil unidades do utilitário. A ideia do EcoSport nasceu em pesquisas realizadas em 1998 e foi desenvolvida pelo setor de engenharia da Ford Brasil em cinco diferentes países. Ele foi lançado com três opções de motorização: Zetec 1.0 e 1.6 e o Duratec 2.0 de 16V. Todos com tração 4x2 e câmbio manual de cinco marchas à frente.
2004 – Atualização
A Ford amplia a gama do EcoSport ao lançar a versão 4x4 para a motorização 2.0. Trata-se do primeiro veículo com a opção de tração nas quatro rodas em modo automático ou bloqueado produzido no Brasil. Esteticamente, a única mudança foi um adesivo como termo 4WD na lateral do utilitário
2006 - Freestyle
Chega à linha EcoSport a motorização bicombustível (flex) na versão 1.6l e a versão Freestyle. A opção traz itens de personalização com acabamento diferenciado. Também surgiu neste ano a opção de câmbio automático para versão top. Apesar da ampliação da gama, o EcoSport ainda não havia passado por nenhuma reestilização significativa em seu design.
2007 - 2008
O EcoSport passa pela primeira reestilização em seu design com a adoção de novos apliques de plástico e itens que deixaram o utilitário com uma pinta maior de esportivo. Vale lembrar que, no início de 2009, o modelo atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas na planta da montadora no Brasil.
2010 - 2011
O SUV passa por pequenas mudanças. Nesse período o modelo ganhou seu primeiro grande concorrente no segmento, o Renault Duster.
2012 - Nova geração
Eis um novo carro, feito em nova plataforma, com tudo novo. Adotou o estilo kinetic e começou a ser exportado para vários países. A modernidade toma conta do visual do SUV e se repete na cabine, com destaque para a tela multifuncional de 3,5 polegadas. Na época, o utilitário era vendido por cerca de R$ 60 mil.
2017 – Reestilização
Na prévia do Salão de Buenos Aires, a Ford apresentou o novo EcoSport. Feito em Camaçari, na Bahia, o carro tem alguns mimos de tecnologia e carroceria parecida com o Edge. A frente do utilitário foi pensada na tendência da linha dos SUVs da marca e a traseira foi praticamente mantida, porém os faróis foram redesenhados. Mais detalhes só saberemos na próxima terça. O valor de comercialização ainda não foi divulgado oficialmente, mas acreditamos em R$ 86 mil.