A Ford está cada vez mais investindo em novas tecnologias para os seus propulsores. Depois de lançar no ano passado o Ecoboost 1.0 turbo de 125 cavalos, agora é a vez do 1.5 flex entrar em cena. A nova mecânica será importada da Índia, foi apresentada pela montadora na semana passada e é composta por três cilindros, capaz de produzir 137 cavalos de potência. É o que há de mais novo na categoria nos quesitos atrito interno, peso e tamanho.
O motor vai equipar primeiramente o EcoSport na linha 2018 no Brasil. Uma das promessas da nova mecânica é ter a maior potência específica e o menor consumo do segmento. É bem possível que essa meta seja atingida. São 91 cavalos por litro de potência específica, ou a maior do país entre os aspirados. Especula-se que o atual motor 1.6 16V Sigma, que entrega até 135 cv, sairá de cena para dar espaço ao 1.5.
Assim que o EcoSport 2018 for lançado, o que deve acontecer nas próximas semanas, avaliaremos na pista a nova mecânica e traremos as impressões para o DP Auto. Isso porque especula-se que o veículo será equipado com o novo motor. O SUV reestilizado também contará com uma opção de propulsor 2.0. Os valores de comercialização da nova versão ainda não foram divulgados.