A Hyndai apresentou o seu primeiro modelo N, o i30 N. Com uma aposta mais forte, o hatch é equipado com um motor 2.0 turbinado com injeção direta, responsável por entregar 250 cv com o pacote Standard e 275 cv com o Performance.
De acordo com a montadora, a designação N seria para a divisão esportiva. No caso do i30 N, a aposta seria nas curvas. O carro foi testado em Nürburgring Nordschleife pelo piloto Albert Biermann, ex vice-presidente de engenhaira da BMW M.
O modelo dispõe de 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,45 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Debaixo do capô está um 2.0 T-GDI, com injeção direta e turbo e 36 kgfm de torque de 1.450 rpm a 4 mil rpm na versão de 250 cv e até 4.700 rpm na de 275 cv. A transmissão disponível é uma manual de seis marchas.
De acordo com a Hyundai o hatch com 250 cv vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, já o que conta com 275 cv vai da inércia aos 100 km/h em 6,1 segundos.
Em relação ao peso, o modelo com pacote Standard chega aos 1,4 mil kg. Já com o Performance, o carro fica 29 kg mais pesado. Isso, provavelmente, se deve a itens a mais como a barra anti-aproximação nas torres de suspensão traseira. Elas reduzem o espaço do porta-malas de 395 litros para 318 litros.
Entre os itens de série, o i30 N conta com rodas de aro 18”, podendo ser substituído por um conjunto de aro 19” com o pacote Performance.
O sistema de direção, o R-MDPS, que dispõe de assistência elétrica, seria mais comunicativo em relação aos sistemas comuns, com estabilidade em altas velocidades e respostas prontas em baixas. A suspensão, eletronicamente controlada, ECS, permite a regulagem da firmeza dos amortecedores por válvulas solenóides.
Entre os itens de segurança estão frenagem autônoma de segurança, alerta de atenção ao motorista (monitora a sonolência), controlador de velocidade inteligente (velocidades de até 180 km/h), monitor de ponto cedo, aviso de tráfego na traseira, monitor de faixa, leitor de placas de velocidade e assistente de farol alto.
O i30 N começa a ser vendido no final de 2017 na Europa, com promessa de chegar aos demais mercados em 2018.