Estado de Minas TEST DRIVE

Hyundai Creta vai além do belo design

HMB acerta no nome e no SUV de motor 2.0 de 166 cv com etanol. Opção 1.6 chega por esses dias ao mercado nacional


postado em 02/03/2017 09:35 / atualizado em 02/03/2017 13:28

Frente robusta com dianteira faróis contornados, assinatura em LED de luz diurna e corpo das portas laterais alto(foto: Jorge Moraes/DP)
Frente robusta com dianteira faróis contornados, assinatura em LED de luz diurna e corpo das portas laterais alto (foto: Jorge Moraes/DP)
O Creta 2.0 entrou no segmento dos SUVs compactos pela porta da frente mandando de imediato o recado para o líder HR-V. Mas o que levaria você a apostar nos atributos do modelo que recebe esse mês a versão com o motor 1.6? Tecnologia? Potência? Design? Ou os cinco anos de garantia?

 

O desenho é forte, acertado com dianteira imponente de faróis bem contornados, assinatura em LED de luz diurna e corpo das portas laterais alto. Na traseira, as lanternas cortam a tampa do porta-malas. Para quebrar a harmonia visual do crossover os projetistas aplicaram um baita de um bigode (friso) sobre a placa. Peça que não gostei.

 

Interior bicolor com central multimídia eficiente com Android Auto e Apple Carplay(foto: Jorge Moraes/DP)
Interior bicolor com central multimídia eficiente com Android Auto e Apple Carplay (foto: Jorge Moraes/DP)
Internamente o modelo Prestige tem duas cores: marrom e preto. O painel esporte exibe uma central multimídia eficiente com Android Auto/Apple CarPlay e GPS. Basta conectar seu smarthphone com cabo na porta USB. Gostei da disposição dos botões e da elegância dos assentos. No topo da gama de R$ 99 mil, o banco do motorista pode ser refrigerado e isso faz uma diferença e tanto em dias de calor. A posição de dirigir do Creta é agradável para quem procura mais altura em relação ao chão. Estabilidade é outro ponto forte e, na maioria das vezes, o SUV faz curvas como um sedã.

 

O carro tem 4,27 m de comprimento semelhante ao Honda HR-V (4,29 m) usa a plataforma do Elantra e foi uma escolha de equilíbrio para o espaço interno. A distância entre-eixos de 2,59 m e os 431 litros do porta-malas são duas zonas de conforto para a família a bordo. Nele, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina.


Na traseira não gostamos do bigode cromado logo em cima da placa do veículo(foto: Jorge Moraes/DP)
Na traseira não gostamos do bigode cromado logo em cima da placa do veículo (foto: Jorge Moraes/DP)
No motor 1.6 flex com sistema de duplo comando variável e 130 cv com 16,5 kgfm no etanol) chega por esses dias. Em nosso carro de teste a história foi outra. O motor com bloco de alumínio (vindo do Elantra) é mais forte e bebe média de 6,5 km/l na cidade oferecendo 166 cv e 20,5 kgfm com etanol. Na gasolina 156 cv. Na estrada cheguei a  9,5 km/l com gasolina. Em todos os modelos a transmissão é de seis velocidades.

 

Tecnologia tem para agradar? Sim e com segurança porque o controle de estabilidade está lá assim como o ABS e seus derivados de frenagem. Botão de partida e chave com presença, acendimento automático dos faróis agradam na primeira vista e não dá para esquecer o controlador de velocidade. Em resumo, para finalizar, o quadro de instrumentos de boa leitura você vê tudo. O acabamento não é espartano e os encaixes não emitem vibrações. Sinal de baixo nível de ruído na cabine. O Creta passou pelo teste da nossa equipe com nota 8,5.

 

 

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