Florianópolis (SC) – Apesar do momento de turbulências e incertezas que o mercado de automóveis no Brasil vem passando, o segmento de SUV’s consegue se sobressair e por isso, vem gerando uma disputa acirrada por parte das montadoras. A Hyundai não quer ficar de fora dessa briga e apresenta sua cartada, lançando oficialmente o seu mais novo produto, o Creta.
O modelo começa a ser vendido na segunda quinzena de janeiro, mas já está sendo produzido na fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo e é derivado da plataforma do sedã Elantra. São cinco opções de configuração que se diferenciam por alguns itens e equipamentos. A de entrada tem abaixo do capô, um propulsor 1.6 16 V flex, com 130 cavalos de potência acoplado a um câmbio manual ou automático, de seis marchas. As versões mais completas estão equipadas com o motor 2.0 flex que pode gerar até 166 cavalos. Nesse caso, a transmissão é apenas automática.
O carro já existe em outros mercados, como por exemplo, na Ásia. Mas, vale ressaltar que o modelo aqui para o país, foi redesenhado para ressaltar a modernidade da montadora. A grade frontal, o para-choque e as lanternas em LED são exclusivos. Em relação à dimensão do veículo? São 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 431 litros. A versão top de linha do Creta chega com os principais sistemas de segurança e tecnologia, com toda aquela sopa de letrinhas, ou seja, ESP, TCS, HAC... Detalhe para o Stop/Go, que desliga o motor quando o veículo está parado, presente em toda a gama e que ajuda na economia de combustível. A título de curiosidade, de acordo com a Hyundai, as médias com etanol e gasolina são de 8,2 km/l e 11,7 km/l na estrada, e de 7,6 km/l e 10,4 km/l na cidade, com o motor 1.6 e câmbio manual. Já a versão 2.0 automática faz médias urbanas de 6,9 km/l e 10 km/l, e rodoviárias de 8,2 km/l e 11,4 km/l.
Dirigimos o Creta com o motor 2.0 e o que podemos perceber? Tem uma boa retomada nas ultrapassagens, suspensão bem calibrada, proporciona boa dirigibilidade, conforto e passa ser mais uma opção para o uso diário urbano. Um ponto que poderia ser repensado pela montadora é a implantação do freio de mão eletrônico, eliminando a alavanca. Mas, o Creta tem todos os requisitos para causar ainda mais agito no mercado. Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks são alguns concorrentes diretos do modelo da Hyundai.
Versões e Preços:
Hyundai Creta Attitude 1.6 flex MT6 — R$ 72.990
Hyundai Creta Pulse 1.6 flex MT6 — R$ 78.290
Hyundai Creta Pulse 1.6 flex AT6 — R$ 85.240
Hyundai Creta Pulse 2.0 flex AT6 — R$ 92.490
Hyundai Creta Prestige 2.0 flex AT6 — R$ 99.490