A decoração automotiva é uma tendência que está tomando o espaço de bares, lojas e barbearias. Essa aposta já é uma prática fora do Brasil. O restaurante e bar temático Car Show Parrilla, localizado na Colômbia, utiliza a traseira e os bancos de veículos como assento para os clientes, além de pneus como mesa. No Recife a criatividade chama atenção de quem frequenta lugares como esses.
Eduardo Góes, 39, é um colecionador de peças de carros. Com o objetivo de unir sua paixão por automóveis, músicas atuais e gastronomia, Eduardo investiu no lava-jato e na lanchonete que possuía há anos e fundou o Autobar, localizado no bairro de Santana, região Norte do Recife. “Eu tinha o lava jato e a lanchonete há 15 anos, mas não dava certo. Então chamei um amigo que tinha esperteza na cozinha e criamos o bar, mas mantive o lava-jato”, conta. Na parede, placas e calotas de carros clássicos antigos. Jogos de rodas se transformaram em mesas, o lavabo foi feito de jantes e alguns espelhos feitos de retrovisores de caminhão. “Algumas peças eu já tinha, porque desde criança sou apaixonado por carros, mas outras eu comprei em ferros-velhos”, afirma Eduardo, que teve inspiração em bares dos Estados Unidos.
No Autobar, até os garçons levam nomes de carros. “Quando os clientes querem fazer pedidos, eles chamam por Kadet, Jaguar, BMW, Fusca, Mustang, entre outros. É legal porque nós nos identificamos com essas marcas”, conta o garçom David Bento.
O Garage M Power, localizado em Boa Viagem, é outro exemplo de amor do proprietário Marcos Araújo pelo mundo automotivo. “Antes usava esse espaço como uma loja de automodelismo e tinha competição de carros de controle remoto, mas as vendas diminuíram muito. Daí, tive a ideia de fazer um bar”, conta. Os quadros de carros decoram as paredes e uma grade amarela de uma Kombi 1986 é usada como balcão, mas o Garage vai além do tema “veículos”. Jogos de tabuleiros e video games antigos ainda são oferecidos na casa.
Para ter um visual automotivo no estabelecimento comercial não é necessário um alto investimento. Reutilizar peças é a ideia central do negócio. A arquiteta Lígia Prato dá algumas dicas. “Uma boa opção é utilizar itens de carros que não servem mais e aí já dá para fazer uma boa mobília”, conta. As músicas e o público também fazem parte do planejamento.
ALÉM DOS BARES
Se o local agrada os olhares de quem é apaixonado por veículos, a aposta na decoração é certa. Esse foi o pensamento de Danillo Kaell, 30 anos, um dos donos da Auto Barbearia, localizada em Boa Viagem. “Como o nosso público é masculino, aproveitamos para investir na decoração de veículos”, comenta. A ousadia também conta bastante na hora de chamar atenção. Exemplo disso é a loja de vestuário estilo praia Rota do Mar, em Santa Cruz do Capibaribe, que exibe uma Kombi 1974 e uma Toyota rural 1979 dentro do estabelecimento. “O dono sempre viaja para lugares havaianos com prática de surf, então ele via esses veículos como referência”, afirma o gerente de marketing Lucas Galindo. A escolha atraiu a clientela. “As pessoas acham interessante e interagem tirando fotos”, afirma.