Em meio ao caos, Fernando não pensou muito e passou a marcha para ganhar velocidade e se livrar da situação, mas não deu certo. O volume da água estava alto e o motor do seu Punto se afogou, literalmente. “O carro parou na hora. O diagnóstico foi calço hidráulico, tive um prejuízo grande”. Para piorar a situação, o produtor de audiovisual tentou por diversas vezes ligar o carro. “Tentei e acabei colocando mais água no motor. Nunca mais faço isso”, confessa.

Caso seja possível ter outro carro como referência, procure também ver o nível em que está a água no carro da frente. “Veja onde a água está chegando nos carros. Se estiver passando da metade da roda, não arrisque”, enfatiza Carlos. Quando a água ultrapassa essa altura, é provável que ela cubra o motor, facilitando a entrada de água no equipamento.
Estar atento é uma regra. Quando você for enfrentar muita água, mantenha a calma e procure não sair da primeira marcha e manter uma velocidade linear. “Desligue o ar, coloque a marcha de força e siga numa velocidade baixa e constante. Dessa forma, você vai vencendo a água sem formar ondas”, esclarece Alberto. A marola formada nos alagamentos representa perigo, pois pode atingir a altura do motor do seu carro. Logo, vá com calma. E lembre-se, se algo sair diferente do planejado e o seu carro morrer, chame o reboque. Não tente ligar o carro para não piorar o quadro do seu automóvel.