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Honda SH 150i vai dar o que falar

Scooter chega para disputar com o primo PCX e o Yamaha Nmax 160. Conforto e segurança são destaques.


postado em 20/04/2017 16:21

SH 150i vai ser vendido em versão única com freios ABS, custando R$ 12.450(foto: Wagner Souza/Divulgação)
SH 150i vai ser vendido em versão única com freios ABS, custando R$ 12.450 (foto: Wagner Souza/Divulgação)
“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...". Quem já foi ao Rio de Janeiro certamente deve concordar com o hino da cidade que ressalta as belezas naturais do lugar. Foi pensando nisso que a Honda escolheu a terra carioca para lançar o novo scooter SH 150i. Morros, praias e árvores serviram de plano de fundo para o desfile da mais nova aposta da montadora no mercado brasileiro. Disponível apenas na versão com freios ABS, a motocicleta estará à venda a partir do final de abril em toda a rede de concessionárias da montadora. Com preço sugerido de R$ 12.450, a novidade conta com opções nas cores azul escuro perolizado, prata fosco e azul claro perolizado.


Com um design mais europeu, são nítidas as elegantes linhas de sua silhueta. Na traseira, há espaço e boa comodidade, com destaque para as pedaleiras bem dimensionadas e o suporte ergonômico para o garupa.


Apesar de possuir a mesma cilindrada do PCX, que é o produto de entrada da montadora no segmento, o SH 150i possui algumas particularidades que o diferem do seu “primo”. Uma de suas principais características é o assoalho de apoio dos pés totalmente plano, que libera mais a movimentação das pernas durante a pilotagem. Além de oferecer mais espaço para carregar pequenos volumes, o vão livre também é uma vantagem na hora de se posicionar no assento, uma vez que a disposição dos membros inferiores fica facilitada com um espaço maior.


SH 150i vai ser vendido em versão única com freios ABS, custando R$ 12.450(foto: Wagner Souza/Divulgação)
SH 150i vai ser vendido em versão única com freios ABS, custando R$ 12.450 (foto: Wagner Souza/Divulgação)

Outro detalhe do novo scooter está na proteção. O conjunto de freios, tanto na dianteira quanto na traseira, conta com disco de 240mm e sistema antitravamento ABS. As rodas de 16 polegadas, que passam uma sensação de segurança para o condutor, principalmente em situações de piso irregular, também estão presentes. Sua estrutura foi dimensionada com chassi rígido do tipo Underbone e estrutura em aço, que garante equilíbrio e leveza ao rodar. De acordo com a montadora, o projeto foi desenvolvido para garantir que a maior parte do peso do conjunto fique centrada na parte de baixo do scooter, de forma a privilegiar a estabilidade e o centro de gravidade do modelo.


Seu conjunto mecânico está equipado com um propulsor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft). A potência máxima de 14,7 cavalos a 7.750 rpm e o torque máximo de 1,40 kgf.m a 6.250 rpm garantem boas respostas no acelerador. Inclusive, o modelo é mais agressivo que a PCX, tendo um poder de reação maior durante uma largada.


A tecnologia também marca presença no scooter. O SH 150i possui o sistema Idling Stop, que desliga o motor automaticamente em situações que seu uso não é necessário, como paradas de semáforo, por exemplo. Para acionar novamente basta acelerar. A técnica é idêntica ao sistema start/stop da PCX, que tem como resultado a economia de combustível.


O grande desafio do SH150i é desbancar o modelo de mesma cilindrada da Honda e o Yamaha Nmax 160, os quais dominam o segmento. Por outro lado, o novo scooter chega bem para essa disputa, com características que podem agradar muita gente, mas os concorrentes não são fracos. Resta aguardar para ver quem vai sair ganhando.

 

[ Ficha técnica

 

Motor: 150 cc
Transmissão: Automática CVT
Torque: 1,4 kgfm a 6250 rpm
Combustível: Gasolina
Peso: 129 kg

 

 

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