Com um design mais europeu, são nítidas as elegantes linhas de sua silhueta. Na traseira, há espaço e boa comodidade, com destaque para as pedaleiras bem dimensionadas e o suporte ergonômico para o garupa.
Apesar de possuir a mesma cilindrada do PCX, que é o produto de entrada da montadora no segmento, o SH 150i possui algumas particularidades que o diferem do seu “primo”. Uma de suas principais características é o assoalho de apoio dos pés totalmente plano, que libera mais a movimentação das pernas durante a pilotagem. Além de oferecer mais espaço para carregar pequenos volumes, o vão livre também é uma vantagem na hora de se posicionar no assento, uma vez que a disposição dos membros inferiores fica facilitada com um espaço maior.
Outro detalhe do novo scooter está na proteção. O conjunto de freios, tanto na dianteira quanto na traseira, conta com disco de 240mm e sistema antitravamento ABS. As rodas de 16 polegadas, que passam uma sensação de segurança para o condutor, principalmente em situações de piso irregular, também estão presentes. Sua estrutura foi dimensionada com chassi rígido do tipo Underbone e estrutura em aço, que garante equilíbrio e leveza ao rodar. De acordo com a montadora, o projeto foi desenvolvido para garantir que a maior parte do peso do conjunto fique centrada na parte de baixo do scooter, de forma a privilegiar a estabilidade e o centro de gravidade do modelo.
Seu conjunto mecânico está equipado com um propulsor monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft). A potência máxima de 14,7 cavalos a 7.750 rpm e o torque máximo de 1,40 kgf.m a 6.250 rpm garantem boas respostas no acelerador. Inclusive, o modelo é mais agressivo que a PCX, tendo um poder de reação maior durante uma largada.
A tecnologia também marca presença no scooter. O SH 150i possui o sistema Idling Stop, que desliga o motor automaticamente em situações que seu uso não é necessário, como paradas de semáforo, por exemplo. Para acionar novamente basta acelerar. A técnica é idêntica ao sistema start/stop da PCX, que tem como resultado a economia de combustível.
O grande desafio do SH150i é desbancar o modelo de mesma cilindrada da Honda e o Yamaha Nmax 160, os quais dominam o segmento. Por outro lado, o novo scooter chega bem para essa disputa, com características que podem agradar muita gente, mas os concorrentes não são fracos. Resta aguardar para ver quem vai sair ganhando.
[ Ficha técnica
Motor: 150 cc
Transmissão: Automática CVT
Torque: 1,4 kgfm a 6250 rpm
Combustível: Gasolina
Peso: 129 kg