Estado de Minas PROJETOS

BMW mantém plano de abrir fábrica no México em 2019

Decisão foi criticada pelo atual presidente dos Estados Unidos


postado em 17/01/2017 10:00 / atualizado em 17/01/2017 17:01

A fábrica será em San Luís Potosí, segundo o pronunciamento do executivo Peter Schwarzenbauer na conferência em Munique(foto: BMW/Divulgação)
A fábrica será em San Luís Potosí, segundo o pronunciamento do executivo Peter Schwarzenbauer na conferência em Munique (foto: BMW/Divulgação)
 
 
Mesmo depois da decisão da BMW ter sido criticada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a empresa se posicionou afirmando que seguirá com o planejamento de abrir a fábrica no México em 2019. Trump contestou o projeto da montadora alemã, afirmando que irá cobrar impostos de fronteiras pelos veículos produzidos com destino aos EUA.
 
A fábrica será em San Luís Potosí, segundo o pronunciamento do executivo Peter Schwarzenbauer na conferência em Munique. O objetivo da nova sede é produzir os veículos da BWM Série 3 com distribuição mundial, assim como os modelos que são feitos na Alemanha e na China.  
 
Em uma entrevista ao jornal alemão Bild publicada no domingo (15), Trump comentou que seria melhor para a empresa construir uma fábrica em solo americano. O presidente ressaltou, também, que vai cobrar taxas de 35% dos impostos sobre os veículos importados e criticou a montadora por não fabricar mais veículos em seu país.
 
Outras montadoras alemãs como a Daimler e Volkswagen também fazem grandes investimentos em produção no México devido ao baixo custo de produção comparado aos EUA, porém a finalidade é exportar carros de pequeno porte para o país. Vale lembrar que a BMW tem grandes fábricas no país americano, onde produzem carros esportivos utilitários. 
 
A General Motors, a Ford e a Toyota também já sofreram críticas de Trump. 
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação