Com dimensões próximas à Pacifica, a Portal surge como uma evolução tecnológica. Além de possuir luzes totalmente de LED e um desenho bastante futurista, principalmente no interior.
A frente possui pequenas entradas de ar. No para-choques ficam alguns dos sensores do sistema autônomo de nível 3, capaz de dirigir de forma totalmente independente em rodovias. O interior é limpo, com apenas um botão físico para seleção do câmbio. O volante é semelhante a um manche de avião, com controles acionados pelo polegar. Na parte superior, uma grande tela horizontal mostra informações sobre o carro, seus sistemas e as pessoas que estão conectadas ao veículo – são 10 docks para smartphone.
O veículo possui sistema de abertura de portas bastante interessante, deslizando para os lados - lembrando um elevador. Uma vez dentro, cada um dos usuários poderia conectar seus smartphones ao carro e passar por reconhecimento facial para determinar como são suas preferências de conforto, ar-condicionado, música, entre outros comandos.
Projetado de dentro para fora, o interior do conceito Chrysler Portal oferece ao motorista e passageiros um “terceiro espaço” – uma atmosfera aberta e serena que proporciona um ambiente alternativo entre trabalho e casa. De desenho afilado, os bancos são individuais para todos os ocupantes e se dobram e deslizam para a frente e para trás em um sistema de trilhos para máxima flexibilidade – por toda a extensão do veículo, permitindo até a sua remoção.
De propulsão inteiramente elétrica, a minivan é movida por um único motor elétrico que traciona as rodas dianteiras. Uma bateria de íon de lítio, com capacidade em torno de 100 kWh, é integrada ao assoalho do veículo, aumentando a rigidez estrutural e proporcionando baixo centro de gravidade, o que melhora a estabilidade e o conforto. Com carga total, a autonomia estimada do veículo é superior a 400 km.
Em menos de 20 minutos, um sistema de recarga rápida por corrente contínua de 350 kW permite que a bateria fique com energia suficiente para percorrer 240 km. O símbolo alado da Chrysler na dianteira serve também como luz indicadora de carga.