Estado de Minas TECNOLOGIA

Salão de Detroit: Chrysler apresenta o Portal Concept

Minivan é movida por um único motor elétrico que traciona as rodas dianteiras


postado em 10/01/2017 11:12 / atualizado em 10/01/2017 16:46

Chrysler Portal possui portas que abrem para os lados, semelhante a um elevador(foto: Taciana Goes/ DP)
Chrysler Portal possui portas que abrem para os lados, semelhante a um elevador (foto: Taciana Goes/ DP)
O mercado de automóveis e a tecnologia andam juntos há muito tempo. No Salão de Detroit, por exemplo, isso está bem justificado, já que as montadoras abusam de aparatos tecnológicos para deixar seus veículos cada vez mais sofisticados, seguros e menos poluentes. A Chrysler não fez diferente, levando para o Salão seu primeiro conceito de carro totalmente elétrico e parcialmente autônomo. Trata-se do Portal, uma minivan voltada à geração Y, que apresenta uma série de funcionalidades focadas na individualidade de cada membro da família que utilizá-la.

 

Com dimensões próximas à Pacifica, a Portal surge como uma evolução tecnológica. Além de possuir luzes totalmente de LED e um desenho bastante futurista, principalmente no interior.

 

A frente possui pequenas entradas de ar. No para-choques ficam alguns dos sensores do sistema autônomo de nível 3, capaz de dirigir de forma totalmente independente em rodovias. O interior é limpo, com apenas um botão físico para seleção do câmbio. O volante é semelhante a um manche de avião, com controles acionados pelo polegar. Na parte superior, uma grande tela horizontal mostra informações sobre o carro, seus sistemas e as pessoas que estão conectadas ao veículo – são 10 docks para smartphone.

 

O veículo possui sistema de abertura de portas bastante interessante, deslizando para os lados - lembrando um elevador. Uma vez dentro, cada um dos usuários poderia conectar seus smartphones ao carro e passar por reconhecimento facial para determinar como são suas preferências de conforto, ar-condicionado, música, entre outros comandos.

Projetado de dentro para fora, o interior do conceito Chrysler Portal oferece ao motorista e passageiros um “terceiro espaço” – uma atmosfera aberta e serena que proporciona um ambiente alternativo entre trabalho e casa. De desenho afilado, os bancos são individuais para todos os ocupantes e se dobram e deslizam para a frente e para trás em um sistema de trilhos para máxima flexibilidade – por toda a extensão do veículo, permitindo até a sua remoção.

De propulsão inteiramente elétrica, a minivan é movida por um único motor elétrico que traciona as rodas dianteiras. Uma bateria de íon de lítio, com capacidade em torno de 100 kWh, é integrada ao assoalho do veículo, aumentando a rigidez estrutural e proporcionando baixo centro de gravidade, o que melhora a estabilidade e o conforto. Com carga total, a autonomia estimada do veículo é superior a 400 km.

Em menos de 20 minutos, um sistema de recarga rápida por corrente contínua de 350 kW permite que a bateria fique com energia suficiente para percorrer 240 km. O símbolo alado da Chrysler na dianteira serve também como luz indicadora de carga.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação