A Honda apresentou uma nova tecnologia que tem tudo para estrear nas ruas em poucos anos. Batizado de Riding Assist, o sistema já tem um estudo quase pronto para produção e promete fazer a moto se equilibrar sobre duas rodas enquanto estiver andando em baixas velocidades ou parada.
A novidade possui três motores elétricos combinados que trabalham com o intuito de manter o equilíbrio, capaz de de alterar a distância do entre-eixos e girar o guidão para os lados de forma autônoma. O terceiro motor é responsável pela roda dianteira e também funciona independente. A Honda lançou um vídeo demonstrando como funciona esse sistema. Confira:
O modelo demonstrado revela que através do sistema a moto pode se locomover sozinha, sem piloto, em baixas velocidades e além disso o Riding Assist pode ser o grande aliado dos novos pilotos que possuem dificuldade em manter o equilíbrio em velocidades baixas. Ele funciona abaixo dos 4,8 km/h e tem a função de diminuir a altura da moto para melhor se adequar ao piloto.
Por ser uma tecnologia relativamente simples, é possível que sua utilização aconteça nos modelos atuais e nos futuros sem precisar de grandes mudanças nas estruturas das motos.