Estado de Minas MODERNIDADE

Tecnologia da mobilidade

Novos apps são alternativas para compartilhar caronas e driblar o trânsito


postado em 01/12/2016 18:04

É preciso buscar alternativas para mobilizar-se no trânsito. Aplicativos colaborativos para escapar de protestos e engarrafamentos, como o Waze, por exemplo, são praticamente obrigatórios. Novidade recente, o app Bigu foi apresentado com o objetivo de facilitar a vida dos estudantes e funcionários de instituições de ensino. O pontapé foi da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).


O serviço gratuito colaborativo conta com uma plataforma de caronas gratuitas oferecidas por qualquer pessoa da instituição. Para pedir ou fornecer bigus, o aplicativo exige o número de matrícula da universidade. “O vínculo com a intituição garante a segurança de quem utiliza”, explica Filipe Passos, diretor de comunicação do app, que teve 1.800 downloads na primeira semana e deve ser expandido para outros campus.


A estudante de engenharia Isabela Paiva sente medo de pegar carona. “Mas achei interessante e experimentei. Também é uma maneira de integrar as pessoas e colaborar com o meio ambiente”, conta, ao pegar carona com Evelyne Valgueiro. “Fiquei mais aliviada quando vi que era uma mulher”, diz a motorista. O sistema é disponível para Android e IOS. Os usuários podem adquirir pontos de acordo com a avaliação dos caroneiros.

 

(foto: Thamires Lima / DP)
(foto: Thamires Lima / DP)
 

 

OUTROS APPS

O Blablacar é uma plataforma online que conecta pessoas que desejam fazer viagens

a longa distância por um preço mais acessível. Disponível para IOS e

Android e também pelo site, o Blablacar funciona no

Brasil e em mais 21 países.

A start-up Bynd proporciona caronas corporativas. O serviço pode ser contratado por empresas com o mínimo de 200 pessoas. O serviço é disponível para IOS e Android e já funciona no Brasil, na Espanha e na Inglaterra.

O Carona, apenas para IOS, engloba desde caronas para o trabalho até trechos mais simples, como a ida à academia. Você pode ser o caroneiro ou o motorista. Escolha.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação