Estado de Minas TECNOLOGIA

Tecnologia: O futuro dos carros está no presente

Em um encontro promovido pelo Intervalo Cesar junto com a UFPE, especialistas debateram as novas tecnologias para os carros


postado em 23/05/2016 13:08 / atualizado em 23/05/2016 16:54

Desde baterias que duram mais, até o carro inteligente que consegue enxergar o que está na rua. O futuro dos carros é impressionante, mas o principal é que já faz parte do presente. Novas tecnologias desenvolvidas para dar cada vez mais autonomia aos veículos já estão nas ruas. E não se trata só de carros autônomos, mas sim de carros cada vez mais seguros, tanto na questão física quanto na de software. Essas questões foram discutidas no Intervalo Cesar, quinta-feira, na UFPE por pesquisadores e também convidados, como o engenheiro químico da Baterias Moura, Antônio Gomes, com o tema O Futuro dos Carros.

 

Pesquisadores da UFPE e engenheiros do mercado apresentaram soluções para as montadoras(foto: Cesar-CIn / Divulgação)
Pesquisadores da UFPE e engenheiros do mercado apresentaram soluções para as montadoras (foto: Cesar-CIn / Divulgação)
 

 

Nas nuvens


A tecnologia, cada vez mais crescente, faz as conexões dentro das quatro rodas mais rápidas, aumentando suas funções. O número de apetrechos e itens tecnológicos dentro dos carros vêm alcançando números inimagináveis de montadoras e modelos. Trocas de informações, tanto entre os veículos quanto entre os motoristas, sem precisar estacionar, ou realmente se comunicar (com palavras), já é uma realidade. A dúvida que fica é onde armazenar tantas informações que já existem e as que estão por vir.


A aposta do professor do Centro de Informática da UFPE, Abel Guilhermino, é nas nuvens. Mas não as do céu. “A solução está em transferir os dados, tanto tecnológicos quanto mecânicos, para as nuvens virtuais, o que facilita o acesso”, esclarece Campelo, como forma de descongestionar o fluxo de informações que acontece dentro dos veículos. O acesso seria mais rápido e fácil, já que armazenamento de dados é feito de forma que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

 

Precoupações das montadoras estão na eficiência energética e questão ambiental(foto: João Veloso / Esp. DP)
Precoupações das montadoras estão na eficiência energética e questão ambiental (foto: João Veloso / Esp. DP)
 


Carro pensante


Projeções no parabrisa dos veículos já podem ser encontrados em alguns protótipos e carros à venda. Mas o que a professora Veronica Teichrieb, da UFPE, trouxe na sua exposição vai além. O protótipo de um óculos que o motorista utiliza e que pode acessar informações do automóvel, rua e tráfego está sendo desenvolvido. “Os óculos que auxiliam o motorista a dirigir prometem melhorias a segurança e experiência ao volante”, explica Teichrieb. O diferencial da novidade está em suas funções futuristas. Além de acessar informações técnicas do carro, ele tem a capacidade de ver através da carroceria. Dessa forma animais, ciclistas, ou até mesmo skatistas, aparecem no campo de visão do motorista, evitando acidentes por desatenção.


Mas além dos óculos, Veronica também falou sobre a capacidade do próprio carro de tomar decisões a partir do comportamento do motorista e dos passageiros. “Por exemplo, fazer o carro entender pequenos gestos feitos ao volante e interpretar que é hora de diminuir o volume do som ou abaixar o vidro da janela, por exemplo”. Para chegar a ideia de ler comportamentos, foi realizada uma pesquisa, entre os filmes lançados desde 2006, de como se comportavam os carros do futuro que eram retratados nos longas. A partir daí foi montado um catálago que ajudou a configurar a visão do carro do futuro em termos de comunicação entre veículos e estrada.

Controle remoto

 

Carros autônomos estampam as capas dos mais diversos meios de comunicação como uma novidade que já está nos mercados. Mas os problemas que eles trazem podem estar além da desconfiança de uma máquina andando sozinha. Controlar um carro remotamente abre espaço para hackers, como explica o professor da UFPE, Fábio Soares. “Vídeos publicados na internet mostram a vulnerabilidade e a facilidade em acessar os dados do veículo, podendo até controlar funções de abrir e fechar janelas, até dirigir o carro de outra pessoa à distância”, revela.

 

Tesla foi apontada como a montadora que mais se preocupa em atualizar softwares(foto: Tesla / Divulgação)
Tesla foi apontada como a montadora que mais se preocupa em atualizar softwares (foto: Tesla / Divulgação)
 

 

Atualmente, a montadora que mais investe para que esses ataques não aconteçam é a norte-americana Tesla. “Ela é a que tem a maior preocupação em atualizar seus softwares para que não haja possibilidade de acesso remoto. A não ser que seja do dono do carro”, explica Fábio. O acesso à distância só acontece quando dados específicos dos carros são obtidos. A partir daí, com o programa certo, é possível realizar ações que o motorista não pode controlar. E dependendo de quem tem acesso, acidentes podem acontecer sem que o condutor tenha a possibilidade de evitá-lo.

Baterias duráveis

 

O futuro das baterias está ligado à hibridização dos carros, foi o que revelou o engenheiro químico da Baterias Moura, Antônio Gomes. “Baterias mais resistentes e com maior duração, como é o caso das íon de lítio, já são o presente dos carros. Tivemos que adaptar para atender os veículos com sistema start/stop, por exemplo”. Esse tipo de bateria tem o dobro da capacidade de energia que uma bateria normal e o risco de viciá-la é quase nulo.

 

 

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