Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 12/11/2016

O colunista comenta sobre o salão de São Paulo


postado em 14/11/2016 11:03 / atualizado em 14/11/2016 14:16

São Paulo - Resolvi escolher o “carro do Salão”. O principal destaque da bienal do automóvel que vai até o dia 20. Analisei com profundidade os lançamentos que vão impactar o mercado e apostei no Hyundai Creta. Lembro, no momento que escrevo o comentário, que minutos antes de começar a apresentação do produto, toda a concorrência, diretamente ligada ao veículo, estava na plateia discretamente posicionada entre os jornalistas e profissionais da mídia. O Creta esquenta novamente a trajetória da marca sul-coreana, que produz a linha HB no país (isso sem contar com a apresentação dos importados Elantra e do novo Tucson). O SUV compacto com duas opções de motorização, 1.6 e 2.0 já entrou na lista de desejo dos mesmos compradores de HR-V, Renegade, 2008, Kicks e Tracker. O estilo mais alemão e menos oriental me agradou tanto por fora quanto por dentro e, no comparativo com o Ix25, o modelo brasileiro ficou melhor. A opinião que escrevo também dei ao jornal Estado de São Paulo quando fui convidado pelo Jornal do Carro para fazer parte do juri de escolha do melhor carro.

 

Creta é, na opinião do colunista, o carro do Salão(foto: Jorge Moraes / DP)
Creta é, na opinião do colunista, o carro do Salão (foto: Jorge Moraes / DP)
 

 

Quem encontrei
Bruno Tude, presidente da Fenabrave regional, Paulo, Roberto e Fernando Figueiredo, Pedro, Breno e Bruno Schwambach, Marcelo Ferreira, Beto Nunes, Thiago Cavalcanti, Evandro Barbosa, Eradlo Junior, Erickson Pessoa, Juliano Fuchimi, Mario Callegaro, Antonio Baltar e Olavo Andrade Lima, diretor substituto do Denatran, que estava na cerimônia de abertura do Salão de São Paulo. Ah! Parte do trade de Pernambuco em peso no Salão.

Auto Motor especial
Direto do Salão do Automóvel de São Paulo com a cobertura mais completa que será ampliada no YouTube em nosso canal Auto Motores. Espero por vocês neste domingo às 8h30 na TV Clube Record. Na CBN, hoje (sábado) às 9h40 tem CBN Motor.

RAM 1500
A picape promete ser uma das atrações do segmento a partir do próximo ano. A Fiat, que deveria ter invertido o posicionamento do estande (sem novidades), escondeu, além do utilitário, a van pacífica. Jeep, RAM e Chrysler deveriam ficar na frente do estande enorme.

Faltou a Volvo?
Acho que sim, mas ninguém comentou nada. A marca sueca ficou de fora da bienal e não ouvi nenhum comentário nas alamedas sobre a ausência dos modelos. A Volvo a partir do próximo ano começa o biênio das renovações.

Motor Show PE
André Cavalcanti e Elias Cabus, da Libre Produções, ajustaram os finalmentes do evento que acontecerá no Rio Mar, de 8 a 18 de dezembro. As marcas premium confirmaram presença.

EcoSport 2018
Levou falta no Salão. Modelo será apresentado na segunda-feira, no Salão de Los Angeles. Já pensou? A Ford direcionou a estratégia para o mercado dos Estados Unidos e deixou o brasileiro esperar mais para vê-lo. O carro será lançado no primeiro semestre de 2017.

Doblò Adventure
Está custando cerca de R$ 86 mil, já pensou? Difícil para a Fiat enfrentar bem o segmento dos utilitários com o multiuso que tem suas vantagens, mas perde com o visual não corrigido.

Infra do Salão terrível
O lugar evidentemente é superior ao Anhembi, mas a infra de energia provocou um desconforto poucas vezes visto em tantos anos de cobertura da mostra. O calor insuportável acabou prejudicando a coletiva da Peugeot. O Expo São Paulo da Imigrantes também precisa ampliar as vias locais de acesso.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação