Motocicleta é igual a bicicleta em alguns aspectos: mais cedo  ou mais tarde o condutor deve cair. Pilotar requer agilidade e  praticidade. Sem falar naqueles que gostam de acelerar com mais  adrenalina. Mas, muitas vezes a aventura está repleta de riscos. Como  possui uma exposição maior do corpo, as possibilidades de acontecer um  trauma é maior.

Mesmo com experiência, os motociclistas estão  sujeitos a pancada nos pés e pernas, partes mais expostas do corpo. Até  mesmo estacionar ou se posicionar sobre o banco para se colocar a moto  em marcha, pode fazer o piloto sofrer hematomas. Sem falar nas colisões,  os piores pesadelos dos amantes das duas rodas. Por isso a importância  em investir em equipamentos de segurança deve ficar como prioridade na  vida de um piloto. Mas infelizmente ainda é comum cruzar com  motociclistas que não utilizam o mínimo de proteção. O que muitos não  sabem é que não é necessário gastar rios de dinheiro para se equipar de  maneira correta.

Confira algumas dicas para sair bem na foto… e na moto!
O PRINCIPAL
Capacete  é obrigatório, mas não é para ser utilizado de qualquer jeito. Viseira  aberta é legal para mostrar o rosto e tomar um vento quando estiver  parado. Mas caso acelere, em uma queda mais grave, os protetores que  possuem a frente aberta conseguem proteger a nuca, mas não conseguem  impedir que o rosto fique prensado no asfalto – ou meio-fio – que pode  causar consequências mais sérias. O supervisor do Centro Educacional de  Trânsito da Honda, Marcelo Torres, explica a importância de escolher o  capacete certo. “Existem alguns tipos de capacete. Para àqueles que  viajam muito é importante um modelo fechado, com mais proteção. Para  dentro da cidade pode ser um aberto, aquele que não possui proteção no  queijo mas não dispensa a viseira”, explica. Por isso é importante saber  a finalidade do motociclista. Os valores de um capacete resistente  varia entre R$ 150 até R$ 3 mil.
CAPACETE
Após  escolher um modelo seguro é importante certificar se ele se encaixa bem  na cabeça. Capacetes folgados podem sair voando em uma colisão. “Cada  pessoa tem um tamanho diferente, por isso é importante experimentar.  Também é preciso se certificar se a cinta jugular está bem presa”,  esclarece Marcelo. Priorizar àqueles modelos que possuem uma viseira  ampla, que proporcione uma boa área de visão lateral deve ser levado em  conta. O Supervisor do CT da Honda explica o que acontece com o capacete  no momento da batida. “O protetor é composto externamente por uma fibra  que pode ser de carbono ou de vidro, depois vem a camada de isopor e o  conforto, que é a parte acolchoada  Quando acontece o acidente, o  impacto é dissipado no capacete inteiro e não chega a cabeça”, conclui.
CALÇADO
Por  conta da maior exposição do corpo em cima de uma moto, é preciso ficar  atento a todas as partes do corpo, incluindo os  nossos pés, muitas  vezes utilizado como o “freio” quando está parando a moto. Mesmo sabendo  da importância da proteção das extremidades ainda é comum ver  motociclistas pilotando com sandálias abertas ou até mesmo descalços.  “Em caso de uma derrapagem, o primeiro instinto é colocar o pé no chão,  caso ele não esteja protegido os danos podem ser maiores”, explica  Marcelo. A indicação é utilizar sapatos fechados ou aqueles que são  presos ao pé, no mínimo um tênis mais forte ou uma bota reforçada na  parte superior são ideais para manter a segurança sob as duas rodas.  Sempre dê preferência aos modelos sem cadarço que não correm o risco de  enroscar na corrente e causar um grande acidente.
VESTIMENTAS
Se  no caso do carro existe proteção de todos os lados, na moto o corpo  vira carroceria. Como ainda não existe uma armadura para pilotar, o  ideal é utilizar vestimentas que cubram braços e pernas. Elas não podem  evitar uma fratura mais grave, mas aliviam o impacto do solo.
LUVAS
Sempre  que você caí, qual a primeira parte do corpo que reage? Se no caso de  uma derrapagem são os pés que sofrem, em uma eventual queda são as mãos  que amparam o corpo. Por isso o uso das luvas é essencial para todo  motociclista. 















