Estado de Minas FORD

Novo Focus 2017 mais conectado

Com poucas mudanças visuais, modelo ganhou a terceira geração do Sync a partir da versão Titanium


postado em 22/08/2016 16:09

São Paulo (SP) - Carros cada vez mais inteligentes e conectados são desejos reais dos consumidores. O Focus 2017 acaba de ser apresentado incorporando a sua principal novidade, a terceira geração do SYNC, a partir da versão intermediária. A nova plataforma reforça o acesso aos inseparáveis smartphones, através da interface Apple Car ou Android, disponibilizando ao condutor e passageiro os famosos aplicativos. Os preços não foram divulgados, mas o modelo chega às lojas no início de setembro com mais equipamentos nas versões hatchback e hatch.


(foto: Ford/divulgacao)
(foto: Ford/divulgacao)
Com novos hardware e software, a promessa é de mais velocidade do processador e inovação. A montadora norte-americana investiu também no visual do equipamento, que possui tela de 8 polegadas, quase do mesmo tamanho de um smartphone. Os comandos de voz em português reconhecem, inclusive, os diferentes sotaques. Já imaginou: "Oxente, ligar para Jorge". Brincadeiras à parte, o sotaque regional é validado e os mapas e aplicativos locais também estão em sintonia com o SYNC 3. Também é possível dar comandos através da tela capacitiva. Fica ao seu critério.


Dispositivo conecta smartphone ao automóvel e está com processador mais rápido(foto: Ford/divulgação )
Dispositivo conecta smartphone ao automóvel e está com processador mais rápido (foto: Ford/divulgação )
Vale ressaltar: o sistema SYNC equipa apenas o topo de linha Titanium e SE com o chamado pacote Plus. Já as mudanças visuais são mínimas. Luzes diurnas em LED para atender a nova legislação do Denatran; teto solar desde a versão Titanium (antes era apenas na Titanium Plus). De série, a linha passou a ter nessas versões também seis airbags, alarme volumétrico, câmera de ré e console de teto.
A montadora não confirmou se a o SYNC 3 irá equipar outros modelos da marca, como New Fiesta, Fusion, EcoSport (que possuem a segunda geração). "Ainda estamos experimentando no Focus para depois expandir para o resto dos carros", disse o gerente de marketing de produto da Ford, Fernando Pfeiffer.


(foto: Ford/divulgação )
(foto: Ford/divulgação )
Os comandos do SYNC foram simplificados. Palavras como "tocar", seguida do nome do cantor ou da música, são logo compreendidas pelo sistema, que se conecta com dispositivo de qualquer marca e modelo. Dentro de uma aba "aplicativos", a lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas e Mix FM, além dos que já estavam presentes na geração anterior do SYNC, como Sem Parar e Palco MP3. Mas é a assistência de emergência que amplia as possibilidades de interação do condutor com o serviço de saúde no Brasil (SAMU), em caso de acidente, inclusive com mecanismo de corte de combustível.


Luzes diurnas de LED no pacote de entrada e teto solar a partir da Titanium(foto: Ford/divulgação )
Luzes diurnas de LED no pacote de entrada e teto solar a partir da Titanium (foto: Ford/divulgação )
A versão hatch tem opção com motor 1.6 Sigma flex de 135 cv e transmissão manual de cinco velocidades ou motor 2.0 de 178 cv com transmissão sequencial de seis velocidades e Paddle Shift. No fastback, os mesmos equipamentos das versões SE e Titanium, exclusivamente com motor 2.0 e transmissão automática.

AUTONÔMOS
A partir de 2021, a Ford terá carros autônomos em escala de produção. Tecnologias semiautônomas como estacionamento automático, assistência de permanência de faixa, assistente autônomo de frenagem, já são realidades da montadora em carros da marca no Brasil.

*Viajou a convite da Ford

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação