Estado de Minas TEST-DRIVE

Ford Focus Fastback: estilo família

Sedã foi pensado para público alvo que quer um pouco mais de conforto e tecnologia


postado em 05/10/2015 12:27

Quem procura um sedã na hora de comprar um carro, tem objetivos específicos. Há quem busque espaço interno, outros conforto e até status. Na faixa de preço acima de R$ 70 mil, a concorrência é forte. Vários modelos estão na briga pela preferência. E a Ford é uma delas. Com o Focus Fastback, quis elevar no nível da disputa, trazendo um carro (quase) arrojado e que pode atrair mais o interesse dos futuros compradores.

Para ganhar a atenção dos consumidores, a Ford rebatizou o Focus, chamando-o de Fastback. O termo é usado para carros cupês. E é nesse ponto que alguns questionamentos foram feitos. Seria mesmo o Focus um legítimo cupê? A montadora diz que a queda suave do teto sobre a traseira é suficiente.

 

Principal mudança visual é na dianteira com a adoção da grade global (foto: Anderson Malagutti/DP/D.A Press )
Principal mudança visual é na dianteira com a adoção da grade global (foto: Anderson Malagutti/DP/D.A Press )

 

Mas a principal mudança visual pode ser percebida na dianteira, com a adoção da grade atual e global da Ford, que até lembra um Aston Martin. Entre as mudanças na traseira e dianteira, a montadora quer mesmo é mudar a percepção de quem compra o sedã. Tanto que contratou o ator de nível Hollywood, Gerard Butler, para estrelar suas propagandas comerciais.

O Focus Fastback chega com quatro opções de versões: SE (R$ 77.900), SE Plus (R$ 79.900), Titanium (R$ 87.900) e Titanium Plus (R$ 96.900). O modelo tem motor 2.0 Duratec DirectFlex e transmissão de dupla embreagem Powershift com seis marchas em todas as versões, que rende 178 cavalos de potência. Ou seja, não há opção de câmbio mecânico.

O que há de atrativos?

Rodamos na versão Titanium pelas ruas e estradas da Região Metropolitana do Recife. Por ainda ser novidade, o carro atraiu os olhares de curiosos. Na lista dos opcionais desta versão, pode-se destacar as rodas de liga leve 17" exclusivas, seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas, tela multifuncional colorida de 4,2" no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com nove alto-falantes.

 

Rodas de liga leve 17 polegadas são opcionais acertados(foto: Anderson Malagutti/DP/D.A Press )
Rodas de liga leve 17 polegadas são opcionais acertados (foto: Anderson Malagutti/DP/D.A Press )

 

O que agradou muito foi o cockpit. Bem desejado, tem uma ergonomia que faz o motorista não cansar e ter vontade de ficar no carro. O painel com material emborrachado e detalhes em preto brilhante corrobora com a harmonização do interior. Os 178 cavalos de potência do motor 2.0 oferecem uma resposta esperta.

Vence a disputa?

 Difícil saber. O Fastback tem concorrentes fortes no segmento, que tem Toyota Corolla e Honda Civic disparando nas vendas. A briga seja talvez com o Nissan Sentra pelo terceiro lugar. Tudo é questão de gosto e estilo. E o Focus tem uns pontos que podem favorecer a sua escolha.

Na sua casa por:


SE: R$ 77.900
SE Plus: R$ 79.900
Titanium: R$ 87.900
Titanium Plus: R$ 96.900

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação