Gramado (RS) - Chega uma fase da vida que a maioria dos homens, pais de família, quer dar um passo à frente. Quer ter na garagem um carro que, além de transportar os filhos, traga uma pitada a mais de esportividade e tecnologia. Mirando esses "entusiastas" - como a própria Ford definiu -, chega o novo Focus Fastback. O lançamento vem poucas semanas após o nascimento da nova geração do hatch.
Importado da Argentina, o sedã se caracteriza visualmente pelo "declive" suave do teto pela traseira. Um detalhe que, para quem gosta deste tipo de visual cupê, pode ser considerado um belo atrativo.

O Focus Fastback terá quatro versões: SE (R$ 77.900), SE Plus (R$ 79.900), Titanium (R$ 87.900) e Titanium Plus (R$ 96.900). Todas terão motor Direct Flex 2.0 e câmbio autozatizado de seis velocidades e dupla embreagem.
De fato, o "tiozão", se optar pelo Focus, terá nas mãos um sedã que não passará despercebido. Tanto externamente como internamente. Logo na versão de entrada, o carro vem de série com rodas de liga leve de 17", duplo airbag, sistema Advance Trac (controle de estabilidade, tração e curvas, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus e assistência de frenagem de emergência), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

Na versão seguinte, a SE Plus, além desses itens, acresenta-se rodas de liga leve 17" exclusivas, quatro airbags (frontais e laterais), bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, "Paddle Shift", controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de dupla zona.
Versão recheada
Os que buscam um sedã com bastante tecnologia, a versão Titanium deve ser a mais escolhida. Rodas de liga leve 17" exclusivas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, tela multifuncional colorida de 4,2" no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com nove alto-falantes. E o que mais deverá chamar a atenção é o sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8". A Titanium Plus acrescenta ainda o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.

Na estrada
O Vrum realizou um test drive com a versão Titanium Plus. As impressões foram positivas. Destaque para o cockpit agradável, além da conectividade e tecnologia. O motor Direct Flex 2.0 (o mais potente da categoria), respondeu bem na estrada. O único "porém" foi em relação às trocas de marchas. Um pouco confusa, o câmbio parecia que não entendia de imediato o comando do motorista. Foi preciso usar o paddle shift em alguns momentos para ter o comando exato. Detalhes mínimos, que não devem fazer o cliente mudar de ideia na hora da compra.
Confira os preços da linha:
Focus Fastback SE:
R$ 77.900
Focus Fastback SE Plus:
R$ 79.900
Focus Fastback Titanium:
R$ 87.900
Focus Fastback Titanium Plus:
R$ 96.900
FIcha técnica:
Motor: 2.0l
Torque: 21,2 hgfm a 4500 rpm (gasolina) e 22,3 kgfm a 4500 rpm (etanol)
Potência: 175 cv a 6500 rpm (gasolina) e 178 cv a 6500 rpm (etanol)
Comprimento: 4.538 mm
Largura: 2.010 mm
Altura: 1.469 mm
Rodas: 17"
Porta-malas: 421 litros
Consumo:
Ciclo urbano (Km/l)
6,7 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina)
Ciclo estrada (Km/l)
9,2 km/l (etanol) e 13,0 km/l (gasolina)
*Viajou a convite da Ford