Estado de Minas LANÇAMENTO

Focus Fastback: sem crise de meia idade

Carro deve fisgar consumidores que já constituíram família mas não abrem mão de um pouco de esportividade no dia a dia


postado em 30/07/2015 11:09 / atualizado em 03/08/2015 10:57


Gramado (RS) - Chega uma fase da vida que a maioria dos homens, pais de família, quer dar um passo à frente. Quer ter na garagem um carro que, além de transportar os filhos, traga uma pitada a mais de esportividade e tecnologia. Mirando esses "entusiastas" - como a própria Ford definiu -, chega o novo Focus Fastback. O lançamento vem poucas semanas após o nascimento da nova geração do hatch.

Importado da Argentina, o sedã se caracteriza visualmente pelo "declive" suave do teto pela traseira. Um detalhe que, para quem gosta deste tipo de visual cupê, pode ser considerado um belo atrativo.

 

Traseira tem um declive suave no teto, no melhor estilo cupê de quatro portas(foto: Ford/divulgação )
Traseira tem um declive suave no teto, no melhor estilo cupê de quatro portas (foto: Ford/divulgação )
 

 

O Focus Fastback terá quatro versões: SE (R$ 77.900), SE Plus (R$ 79.900), Titanium (R$ 87.900) e Titanium Plus (R$ 96.900). Todas terão motor Direct Flex 2.0 e câmbio autozatizado de seis velocidades e dupla embreagem.

De fato, o "tiozão", se optar pelo Focus, terá nas mãos um sedã que não passará despercebido. Tanto externamente como internamente. Logo na versão de entrada, o carro vem de série com rodas de liga leve de 17", duplo airbag, sistema Advance Trac (controle de estabilidade, tração e curvas, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus e assistência de frenagem de emergência), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.

 

Dianteira segue a nova identidade global da Ford, presente em todos os modelos (foto: Ford/divulgação )
Dianteira segue a nova identidade global da Ford, presente em todos os modelos (foto: Ford/divulgação )
 

 

Na versão seguinte, a SE Plus, além desses itens, acresenta-se rodas de liga leve 17" exclusivas, quatro airbags (frontais e laterais), bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, "Paddle Shift", controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de dupla zona.

Versão recheada
Os que buscam um sedã com bastante tecnologia, a versão Titanium deve ser a mais escolhida. Rodas de liga leve 17" exclusivas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave com sensor de presença para acesso inteligente e botão de partida Ford Power, tela multifuncional colorida de 4,2" no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com nove alto-falantes. E o que mais deverá chamar a atenção é o sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8". A Titanium Plus acrescenta ainda o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.

 

Interior com muita tecnologia embarcada em todas versões(foto: Ford/divulgação )
Interior com muita tecnologia embarcada em todas versões (foto: Ford/divulgação )
 

 

Na estrada
O Vrum realizou um test drive com a versão Titanium Plus. As impressões foram positivas. Destaque para o cockpit agradável, além da conectividade e tecnologia. O motor Direct Flex 2.0 (o mais potente da categoria), respondeu bem na estrada. O único "porém" foi em relação às trocas de marchas. Um pouco confusa, o câmbio parecia que não entendia de imediato o comando do motorista. Foi preciso usar o paddle shift em alguns momentos para ter o comando exato. Detalhes mínimos, que não devem fazer o cliente mudar de ideia na hora da compra.

 

Confira os preços da linha:

 

Focus Fastback SE:

R$ 77.900

Focus Fastback SE Plus:

R$ 79.900

Focus Fastback Titanium:

R$ 87.900

Focus Fastback Titanium Plus:

R$ 96.900

FIcha técnica:

Motor: 2.0l
Torque: 21,2 hgfm a 4500 rpm (gasolina) e 22,3 kgfm a 4500 rpm (etanol)
Potência: 175 cv a 6500 rpm (gasolina) e 178 cv a 6500 rpm (etanol)
Comprimento: 4.538 mm
Largura: 2.010 mm
Altura: 1.469 mm
Rodas: 17"
Porta-malas: 421 litros
Consumo:
Ciclo urbano (Km/l)
6,7 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina)
Ciclo estrada (Km/l)
9,2 km/l (etanol) e 13,0 km/l (gasolina)

*Viajou a convite da Ford

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação