O Ford Focus RS recebeu um kit de potência desenvolvido pela própria montadora juntamente com a Montune, empresa especialista em carros de alto desempenho, que fornece um aumento de 25 cv na potência e 3,6 kgfm no torque. Dessa forma, o modelo ficou ainda mais esportivo.
O hatch é equipado com um motor 2.3 Ecoboost, proveniente do Mustang, com algumas modificações para deixar o Focus mais potente. Originalmente, o propulsor entrega 355 cv e 48,4 kgfm, com câmbio manual de seis marchas. Com o novo kit instalado, o carro passa a ter 380 cavalos e 52 kgfm de torque com overboost ativado, que dura 12 segundos. Para chegar de 0 a 100 agora são precisos 4,6 segundos, mas a velocidade máxima continua em 266 km/h.

O kit da Mountane conta com filtro de ar de alta performance, duto de ar de liga especial com mangueiras de silicone, válvulas de recirculação de ar atualizada e software de comando de motor recalibrado.
Merece destaque também a tração integral com sistema de vetorização de torque e o modo de direção Drift, que permite derrapagens controladas. Sem o kit, o Focus RS já disputava mercado com os alemães, agora ele aparece mais potente que o robusto Audi RS 3, de 367 cv e possui mesma potência que o poderoso Mercedes-AMG A 45.