Campinas - Por fora um Fiesta completo, visualmente charmoso e regado a um bom acabamento externo com rodagem aro 16 e a logomarca estampada na traseira indicando a versão badalada no mundo da tecnologia, a EcoBoost. Sinônimo de rebeldia mecânica e status, esse carro, não é um simples compacto.
Depois de ligado, o Ford mostra silêncio de bordo, câmbio automático de seis velocidades (Powershift) e logo na primeira marcha, o valente motor três cilindros de 125 cavalos, turbo alimentado com injeção direta e duplo comando variável de válvulas mostra que é gigante.
O EcoBoost acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. E também corre no preço de R$ 71.990 na única versão: Titanium Plus, topo da gama. Preço de R$ 2 mil a mais comparado ao Fiesta 1.6 de mesma potência. O fabricante apostará também na opção SEL, todos 2017.
O carro tem uma realidade mecânica que gera prazer, esperteza e expressa para o motorista o pedido que diz: "pode pisar que eu respondo". A motorização de excelência precisa ser bem vendida pelo concessionário que terá trabalho para explicar o Fiesta turbo na cola do Focus. Mais ainda para justificar a disputa de propulsão e proposta (não de veículo) entre Up! e HB20 Turbo.
Eles são diferentes, mas todos entregam o ranking da esportividade turbinada. E quanto ao lançamento? Um prazer em guiar com mais emoção e menos razão de bolso para quem contou o dinheiro. Quem inicialmente não vai fazer conta... Pode ir fundo. Apaixonados por carros espertos vão curtir a proposta e entender que se trata de um produto tecnicamente mais forte comparado ao Volkswagen e o Hyundai, que só oferecem transmissão manual.
Mas existe emoção sem cambiar manualmente como os legítimos esportivos de antigamente? Sim e como. Basta entender o jogo da marcha, reclamar da lamentável falta do paddle shift (borboletas atrás do volante) e pronto. Curtir a tecnologia com eficiência de consumo.
A direção elétrica leve permite manobras com mais facilidade. Para o condutor, a posição de guiar com p banco baixo é pura adrenalina. Vale experimentar o teste drive.
A meta de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina rendeu nota A no Conpet do Inmetro, órgão que classifica os motores quanto à eficiência energética no país.
Ah! Não dá para esquecer que o esse propulsor já entrega 90% do torque em 1.500 rpm.
Segurança e estética
O Fiesta Titanium traz 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de partida sem chave que tem sensor de presença, bancos em couro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital.
Tem também sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e Assistência de Emergência. O espaço interno para cinco pessoas é apertado. Quatro mandam bem.
O desenho é o mais arrojado entre todos os compactos e oferece harmonia. Comece pela grade frontal, faróis, laterais baixas e lanternas triangulares na traseira, assim como o teto com ligeiro rebaixamento que casa com o corte do para-brisa traseiro.