A Jaguar Land Rover abriu esta semana em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro, sua nova fábrica totalmente própria fora do Reino Unido. No local também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional da empresa fora da matriz. A unidade recebeu um investimento total de R$ 750 milhões.
Autoridades dos governos federal, estadual e municipal estiveram na cerimônia de abertura da nova fábrica, a primeira de uma fabricante britânica de automóveis na América Latina. O objetivo da montadora é proteger-se contra flutuações cambiais e criar negócios globalmente competitivos.
A unidade brasileira fabricará os dois modelos da Land Rover mais vendidos por aqui: o Evoque e o Discovery Sport. Os primeiros veículos produzidos começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da empresa.
Para o diretor executivo da empresa, Wolfgang Stadler, a escolha da implantação da planta no Brasil aconteceu porque a Land Rover é líder no segmento SUV premium no mercado brasileiro e a Jaguar é uma das marcas premium que mais crescem no mesmo mercado, com 78,6% nos primeiros cinco meses de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. “A Jaguar Land Rover está presente no Brasil há 25 anos, temos um ótimo retorno de vendas por aqui. Então, é o lugar mais que propício”, completa.
A fábrica também apresenta uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover almeja alcançar o mundialmente reconhecido certificado LEED de sustentabilidade – tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo.
A planta também inclui o primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, de escolas locais por ano. Este modelo contribuirá, de acordo com a montadora, com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.
Expedição para divulgação
Para celebrar a inauguração de sua fábrica no Brasil, a montadora promoverá a ação “MY LAND”, uma expedição com os primeiros veículos Range Rover Evoque e Discovery Sport produzidos na fábrica nacional. Os dois modelos percorrerão milhares de quilômetros pelo Brasil em uma jornada que vai mostrar o que os dois veículos têm em comum com os brasileiros: força, confiança e um futuro brilhante.