MONTENEGRO - Postura de crossover. Postura esportiva. O Jaguar F-Pace quebra o protocolo inglês para se tornar um dos modelos mais cobiçados do segmento SUV premium. No Brasil, entre o final de julho e a primeira semana de agosto, o carro será vendido em três opções, que serão confirmadas pela empresa na última quinzena de maio.
O F-Pace 2.0 a diesel com 180 cavalos e 430 NM de torque mais dois motores V6 turbo/compressor com 340 e 380 cv para completar a gama. Emoção a bordo mesmo você terá nos carros mais bravos enquanto o quatro cilindros a óleo cumprirá o seu papel de atender à demanda dos compradores fiéis ao combustível. O preço vai partir de R$ 300 mil.
Tratado como celebridade pela JLR (Jaguar Land Rover) o veículo exibe rodas 22 polegadas escuras no topo da Gama e aro 20 convencionais em liga leve para as duas outras versões. Do lado de fora, um perfil sedutor, inspirado no F-Type, esportivo que empresta a plataforma de carroceria 80% alumínio. Observe o corte do carro na foto e veja o destaque da estrutura de metal.
Internamente a cabine é semelhante para os três modelos dirigidos pela nossa reportagem nos arredores de Montenegro, na divisa com a Sérvia e a Croácia, já na região sul do mar Adriático. Uma experiência que vamos narrar depois.
A posição de dirigir mostra que a pegada está mais para um esportivo do que um crossover de características urbanas (apesar da altura). O quadro de instrumentos é virtual (como no Audi A4), a central multimídia impecável com tela wide de 12,3 polegadas e som Meridian de 17 falantes e 825 W de potência.
O F-Pace de 4,73 metros mira pela frente o público de Porsche Macan, BMW X4/X5 e Lexus 350. O carro roda macio é preciso desde que você ajuste o modo de condução com as teclas que ficam logo atrás do botão seletor da transmissão de oito marchas (escolha o dinâmico).
Ponto negativo para a posição de controle dos ajustes dos retrovisores externos e dos vidros, em cima do forro de porta. Não gosto, não precisava ser tão inglês e herdar isso do Discovery. E vale destacar que as saídas duplas do escapamento não dão o acabamento impecável do design da carroceria. A Jaguar poderia ter investido nas bocas do escape (sendo mais estilosas).
Além da chave e do botão de partida, claro, uma pulseira do tipo smarth band permite que o dono da "máquina" trave as portas do carro posicionando o pulso na letra J, depois de apertar o botão de abertura do porta-malas. O SUV não oferece sete lugares, não é essa a proposta.
[NOTICIA1696]Viajou a convite da Jaguar