Estado de Minas SÉRIE ESPECIAL

Jaguar produzirá o icônico XKSS

Depois de 59 anos, modelo voltará a ser fabricado na Inglaterra, dessa vez manualmente


postado em 24/03/2016 10:43 / atualizado em 24/03/2016 14:23

As nove unidades do modelo que serão fabricadas vão seguir as mesmas especificações do modelo de 1957. Os carros irão ocupar o lugar daqueles que se perderam no incêndio da fábrica de Browns Lane. Na década de 1950 apenas 16 unidades da XKSS que deveriam ser exportadas para os Estados Unidos foram produzidas, porém um incêndio na planta destruiu nove veículos.

 

As novas unidades do XKSS deverão chegar aos colecionadores no início de 2017(foto: Jaguar / Divulgação)
As novas unidades do XKSS deverão chegar aos colecionadores no início de 2017 (foto: Jaguar / Divulgação)
 

 

Agora, depois de 59 anos, a montadora irá reproduzir as nove unidades perdidas que serão destinadas a um grupo específico de clientes e colecionadores. A volta do superesportivo é o mais novo projeto desenvolvido pela Jaguar Land Rover Classic, afiliada da montadora que oferece peças e serviços para os automóveis clássicos em todo o mundo.

O diretor da filial, Tim Hannig, garantiu que para desenvolver o projeto, a equipe de engenheiros trabalhou para acumular conhecimentos para garantir que cada um dos veículos seja idêntico ao original.

 

(foto: Jaguar / Divulgação)
(foto: Jaguar / Divulgação)
 

 

Os nove modelos serão produzidos manualmente nas oficinas da Jaguar em Warwick, na Inglaterra. O projeto E-type servirá de inspiração para a construção dos novos XKSS. O valor da novidade deve ultrapassar a marca de um milhão de libras, mais de R$ cinco milhões.

O esportivo original contava com trasmissão manual de quatro velocidades, indo de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundo, chegando a marca dos 230 km/h.

Relembrando o XKSS

O XKSS é uma versão do Jaguar D-TYPE, tricampeão das 24 Horas de Le Mans, adaptada para as ruas. O modelo é equipado com motor de 3.4 litros e seis cilindros em linha, capaz de desenvolver 250 cv de potência e 325 Nm de torque.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação