Estado de Minas FOLIA

No carnaval, o melhor é deixar o carro em casa

A preferência da população pelo uso do transporte público durante os dias de momo, garante fluidez no trânsito e segurança para todos


postado em 04/02/2016 18:29

O carnaval é uma época de reforçar a atenção no trânsito. Segundo o Detran/PE, no último carnaval, ocorreram seis mortes e 82 pessoas ficaram feridas nas estradas federais que cortam Pernambuco. Na tentativa de mudar esse quadro e conscientizar a população de que o melhor é deixar o carro guardado em casa quando for pra folia, o órgão faz campanha e intensifica o número de agentes de trânsito na rua.

No Recife, a quantidade de pessoas presas por dirigir alcoolizadas durante o carnaval diminuiu em 2015 (duas, contra 13 de 2014). Assim como o número de acidentes, roubos e arrombamentos. Um exemplo de boa prática, é o que faz o enfermeiro Michel Melo, 24 anos. Folião nato, Melo mora na Iputinga e garante deixar o carro em casa para ir aos polos de folia. “Tanto por causa de arrombamento e roubo, como a questão da lei seca, prefiro ir e vir de ônibus”, afirma.

 

O enfermeiro Michel Melo sabe que a melhor opção é guardar o carro e ir para a folia sem preocupações(foto: Karina Morais / DP)
O enfermeiro Michel Melo sabe que a melhor opção é guardar o carro e ir para a folia sem preocupações (foto: Karina Morais / DP)
 

 

Ainda de acordo com o Detran/PE, a recomendação também é que além de evitar acidentes, a preferência pelo uso do transporte público durante os dias de momo é o ideal para fornecer fluidez ao trânsito. É isso o que faz o enfermeiro. “Todo mundo sabe que é um caos conseguir chegar no polo e depois conseguir estacionar. Não entendo porque as pessoas ainda insistem em ir de carro”, completa Melo.

O órgão afirma que no período carnavalesco 250 agentes de trânsito, 54 viaturas, 9 vans, 12 pranchas e 2 doblòs móveis para fiscalização eletrônica trabalharão para melhorar o tráfego nas vias urbanas e também em parceria com a Operação Lei Seca.

Haverá operações nas praias do litoral e nas cidades onde se comemora o carnaval. Além disso, o órgão criou uma campanha de educação no trânsito, com o slogan “Hoje vou curtir, nada de dirigir”. A ação visa lembrar aos foliões que a mistura perigosa do álcool e direção não é permitida, apontando alternativas de transporte, com o objetivo de minimizar acidentes, além do excesso de velocidade e uso do cinto de segurança. Dessa forma, adesivos, panfletos e guardanapos, além de bafômetros descartáveis e leques, serão distribuidos em bares e camarotes durante o carnaval.

 

Turma do fom fom estará nas ruas durante o carnaval em ação educativa(foto: Ed Wanderley / DP)
Turma do fom fom estará nas ruas durante o carnaval em ação educativa (foto: Ed Wanderley / DP)

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação