Porto Feliz (SP) – Os SUVs apresentando bons índices de vendas meio que passam por cima da crise. Por isso, a Mercedes-Benz quer fazer de 2016 o ano desse segmento para a marca. Sem perder tempo, sem esperar muito, a MB já inicia as vendas dos novos GLE 400 Coupé e GLC 250. Vamos aos carros? Agora.
GLE
Inédito no Brasil, se apresenta com uma mistura de itens que garantem esportividade e robustez, meio estilo do BMW X6 concordam? O visual se destaca pela área envidraçada alongada, além da grade frontal com faixa cromada no centro. As lanternas da parte traseira agora estão na posição horizontal e se estendem para as laterais do veículo. Para chamar ainda mais atenção, o modelo tem rodas de liga leve de 21 polegadas.
O GLE Coupé chega equipado com um motor biturbo V6 a gasolina, com injeção ireta, capaz de gerar 333 cavalos vapor. A transmissão é automática 9G-TRONIC ntegral permanente 4MATIC. O motorista pode escolher um dos cinco modos de ondução (Individual, Comfort, Slippery, Sport e Sport+), através do sistema ynamic Select, localizado no console central. Ele integra os sistemas de ontrole do veículo, gerando diversas combinações de parâmetros para cada experiência de condução.
São duas versões disponíveis, o GLE 400 4MATIC Coupé e GLE 400 4MATIC Coupé light, que se diferencia por alguns itens visuais e custam R$ 415.900 e R$25.900 respectivamente.
GLC
Esse modelo representa a segunda geração do utilitário esportivo médio a montadora alemã. O carro foi reformulado e tem a missão de substituir o LK. Também está disponível nas concessionárias em duas versões: GLC 250 MATIC, que custará R$ 222.900 e GLC 250 4MATIC Sport, que tem o preço de R$64.900. Esse aumento significativo do preço dessa segunda opção é justificado com um pacote exclusivo de itens, como, por exemplo, park assist, teto solar panorâmico, partida sem a necessidade da chave, entre outros.
O sucessor do GLK é um modelo com visual mais esporte, destacando a estrela de três pontas no centro da grade frontal. Na lateral, boa parte envidraçada e as lanternas em LED têm um design diferenciado. As rodas podem ser 18 ou 19 polegadas. A parte interna também está renovada e oferece lateriais de alta qualidade, garantindo muito conforto a todos os ocupantes.
O GLC é equipado com um propulsor 2.0 de 211 cavalos vapor, além do câmbio G-TRONIC, que proporciona mudanças de marchas mais rápidas. O veículo conta também traz de série o sistema Dynamic Select com cinco modos de condução, que são visualizados no display de mídia central. Está equipado ainda com tração integral permanente e nova suspensão adaptativa.
O que achamos?
Testamos os dois veículos durante um percurso de aproximadamente 300 quilômetros e a comprovação é a seguinte: prazer a bordo, boa sensação ao dirigir os modelos. Em alguns momentos, tivemos a oportunidade de pisar um pouco mais no acelerador, de respostas seguras, claro que com toda a segurança e o veículo se mostrou muito bem disposto, respondendo a todos os comandos. Além disso, a suspensão, tração e os sistemas de assistência garantem uma excelente condução.
Vale ressaltar ainda que a montadora espera com esses dois novos produtos, voltar a brigar pela liderança nas vendas do segmento premium, ocupada pela também pelas alemãs Audi e BMW.