Durante evento na Austrália, a nova picape da Mercedes-Benz, que tem estreia prevista para o fim da década, teve algumas informações divulgadas. O modelo ainda não tem nome definido, mas a expectativa é que se chame Classe X. Porém, alguns detalhes da motorização e mecânica foram revelados pela imprensa australiana depois de um evento privado que aconteceu no país.
O veículo será desenvolvido através da parceria da Mercedes com a Renault-Nissan, aliança que começou em 2010. Segundo a Mercedes, a Classe X não será baseada nas novas gerações das picapes Frontier e Alaskan. As semelhanças com os modelos do segmento das montadoras parceiras se resumirão apenas ao uso da mesma plataforma.
Serão três versões diferentes para a Classe X, sendo todas equipadas com motores a diesel de quatro ou seis cilindros e cabine dupla. A configuração de entrada terá um motor 2.3 turbodiesel de aproximados 190 cavalos e tração 4x4, sendo traseira quando o seletor estiver em 4x2. Sobre a versão intermediária, além das especificações já ditas, esta terá melhor nível de acabamento e equipamentos.
No topo da linha, a configuração mais completa, o visual será mais refinado – com opção de personalização através de um pacote visual que incluirá para-choques e rodas esportivas. O modelo apostará em telas digitais de alta definição e câmeras de visão 360°. O conjunto mecânico será formado por um motor seis cilindros de aproximadamente 260 cv, além da tração 4x4. Entretanto, mesmo com pacote visual esportivo, a versão não terá câmbio mecânico.
A picape será vendida em países da Europa, África do Sul, Oceania e América Latina – que deve incluir o Brasil. Na Austrália, o modelo deverá ter preços entre 55 mil e 80 mil dólares australianos (equivalente a R$ 157 mil e R$ 229 mil, respectivamente).