Estado de Minas SERVIÇO

Dicas para comprar seu seminovo

Com a crise afetando a venda dos 0 km, a saída pode estar na compra de um carro usado. Mas é preciso cuidado para não cair em ciladas


postado em 03/08/2015 11:27 / atualizado em 03/08/2015 11:59


O consumidor brasileiro anda desconfiado com a economia. O medo de assumir o financiamento de um carro novo fez com que as vendas de veículos dessa natureza despencassem quase 20% no primeiro semestre deste ano. No entanto, "enquanto uns choram, outros vendem lenço", lembra o diretor da revenda JBS Veículos, Solon Filho. A derrocada do negócio dos veículos zero km acabou se refletindo no aquecimento das negociações de usados. É verdade que na maioria das vezes o cliente paga menos. Mas nem tudo são flores. Para fazer a pechincha valer a pena, é fundamental reconhecer as armadilhas que um seminovo pode esconder.

Revenda escolhida precisa ter reputação no mercado (foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press)
Revenda escolhida precisa ter reputação no mercado (foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press)


De acordo com Solon Filho, o primeiro passo na hora da compra é procurar uma revenda de confiança. "Deve-se puxar o histórico da loja, pesquisar se ela está estabelecida numa sede própria, seu tempo de mercado e reputação", explica.

Comprovada a idoneidade da loja, é preciso assegurar que o veículo também está limpo na praça e com as revisões em dia. "Verifique se IPVA e multas estão regularizados. É muito importante que fique caracterizado no documento de transferência a data em que você está comprando o carro, porque é a partir daí que você pode ser penalizado. Se o dia da multa for anterior ao que está registrado, quem deve arcar com a cobrança é o fornecedor", orienta o consultor na área de defesa do consumidor José Rangel. Por fim, Solon e Rangel concordam que o ideal é que a avaliação das condições do veículo seja feita por um mecânico de confiança. Isso, contudo, nem sempre é possível. Por isso, resolvemos elaborar um guia básico para quem não quer ter prejuízo com o possante seminovo.

1. Procure os itens obrigatórios


Extintor de incêndio, macaco, triângulo de sinalização, chave de roda, cinto de segurança e estepe devem estar em perfeito estado. Sem eles, não dá nem para testar o usado.

2. Manchas debaixo do capô

Elas podem ser formadas por água ou óleo. Em ambos os casos, a falha decorre da vedação. Vale também conferir se há resíduo indevido de óleo na saída do cano de escape.

3. Ligue o carro


Se ao girar a chave na ignição, o motor estiver pesado, na certa, é comprometimento na bateria. O propulsor também pode fazer um barulho metálico, que pode indicar folga em seus componentes internos, ou ainda responder às acelerações com falhas. Em ambos os casos, pode haver necessidade de manutenção.

4. Observe a fumaça

Escurecida, ela indica queima do óleo e, consequentemente, seu consumo incorreto. Vale lembrar que o óleo não possui a função de queima, apenas de lubrificação. Pode haver falha na vedação do motor.

5. Sinta as marchas


O câmbio deve trabalhar silencioso. Ruídos agudos provenientes da caixa indicam necessidade de manutenção. Se nas trocas é possível sentir a marcha "raspando" ou voltando ao ponto morto, pode haver desgaste no sistema.

6. Avalie os pneus


O desgaste da banda de rodagem precisa ser igual entre os dois lados. Quando um lado está mais gasto do que o outro, há falha na suspensão ou no próprio pneu.
É importante conferir se o estado do item condiz com a quilotragem do hodômetro.

7. Teste o freio

Se o pedal estiver endurecido, pode indicar tanto vazamento na conexão onde circula o fluido de freio quanto problemas no cilindro de freio. Amolecido, é consequência de vazamentos na entrada de ar, que alteram a pressão da frenagem e diminuem sua eficiência. Barulhos podem apontar necessidade de troca de componentes, como o disco de freio.

8. Caso os defeitos apareçam depois…

Você conta com 90 dias para levar o carro ao lojista para que o problema seja sanado em um prazo de até 30 dias. Se não for, o código de defesa do consumidor assegura seu direito de pedir o dinheiro de volta, a troca do possante ou o abatimento proporcional do preço em relação ao prejuízo gerado pelo item defeituoso.

Tecnologia facilita compra e venda

Milhares de usuários do Portal Vrum acessam periodicamente o site por meio de seus dispositivos móveis com o objetivo de comprar um veículo.E através de um aplicativo disponível para iOS (6.0 e acima) e Android (2.3.3 e acima), que pode ser baixado gratuitamente na Apple e na Google Store, respectivamente, essa busca ficou muito mais simples.

 O aplicativo do Vrum não engloba matérias nem quaisquer outros conteúdos do site, mas apenas as ofertas. O usuário interage facilmente com ele e dispõe de inúmeras opções para selecionar o veículo que lhe interesse. Por meio do localizador do aparelho celular, o app seleciona automaticamente cidade e estado, mas pode modificar esses dados sem problemas. Além disso, há como filtrar por tipos diferentes de veículos (carros, motos, náuticos e caminhões) e também por montadora, modelo, faixa de preço e ano. Isso feito, o usuário ainda pode ordenar as opções por maior ou menor valor no resultado de busca.

Clicando na oferta, todos os detalhes do anúncio ficam bem à mostra. Galeria de fotos e contatos do vendedor são encontrados, além de dados técnicos. Para contatar o anunciante, o comprador pode utilizar a opção "ligue grátis" e fazer a ligação gratuita. O usuário ainda tem a opção de colocar vários carangos em sua lista de favoritos para depois fazer a seleção mais minuciosa. Quer mais? Buscas recentes ficam salvas e ainda há como acessar a tabela Fipe. A ficha técnica da maioria dos modelos está disponível para consulta.

 

Além de carros, você pode buscar por outros veículos(foto: Reproducao/vrum.com.br )
Além de carros, você pode buscar por outros veículos (foto: Reproducao/vrum.com.br )

É possível filtrar por marca, modelo, ano e preço(foto: Reproducao/vrum.com.br )
É possível filtrar por marca, modelo, ano e preço (foto: Reproducao/vrum.com.br )

No resultado, aparecerão os detalhes e a foto do auto(foto: Reproducao/vrum.com.br )
No resultado, aparecerão os detalhes e a foto do auto (foto: Reproducao/vrum.com.br )
 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação