Estado de Minas COLUNA

Na coluna do dia 26/07, Jorge Moraes comenta a alta dos usados

Chery deu prazo para a produção do Tiggo e Uno pode ganhar reedição de sua versão mais famosa


postado em 27/07/2015 11:39

A hora do usado

Certas coisas são difíceis de entender no setor automotivo brasileiro. O que explica por exemplo a alta nas vendas de carros usados (ou seminovos) no primeiro semestre deste ano? Enquanto os zero km estão encalhando nas lojas e registraram queda de quase 20% nos primeiros seis meses de 2015, a comercialização dos usados aumentou 4,2%. Esse valor seria bom até mesmo se o mercado estivesse aquecido. Mas, se tratando de um ano de retração, o dado se torna um alento aos concessionários que também têm o seminovo para vender no showroon. A razão para o bom desempenho dos usados pode ser explicada pelo mesmo motivo das fracas vendas dos zero km: a crise. Em momentos de pouco crédito na praça, desconfiança com o futuro da economia e desemprego em alta, o consumidor que está pensando em fazer um upgrade na garagem prefere não comprometer mais ainda a renda com um carango muito mais caro do que ele já tem em casa. A saída? Trocar por um seminovo que custe apenas um pouco mais do que o veículo atual. É a troca consciente. O segundo semestre deve ser um pouco melhor que o primeiro no mercado dos novos - é o que esperam os lojistas. Se não piorar em relação ao seis primeiros meses desse ano perdido já é um sinal de esperança para todos: novos ou usados.

Rodobens

Higor Bernardes assume a função de gerente comercial da Rodobens Automóveis. Executivo já foi da casa e antes na Toyolex Petrolina. Desafio será reconquistar o mercado para a tradicional revenda Mercedes-Benz.

Na pista
Por falar em Rodobens, Ailton Lima, superintendente do grupo, convida para o fast test dos carros da AMG. Evento será no próximo dia primeiro na pista do aeródromo Coroa do Avião.

Auto Motor
Domingo às 9h, na TV Clube Record, tem as impressões sobre o Jaguar Racing Tour, o Pajero Dakar HPE série especial e dicas de serviço no programa que espera por você.

18 meses depois
É o prazo da Chery para a produção do Tiggo nacional. O investimento de R$ 400 milhões está garantido pela empresa no Brasil. Como importado, o utilitário esportivo será lançado no país este ano. Quer saber mais? Acesse www.vrum.com.br

 

(foto: Chery/Divulgacao)
(foto: Chery/Divulgacao)
 

 

1.0 turbo
A Ford também terá seu 1.0 turbo para o Ka. Certamente um compacto com pinta esportiva e design assessorado por um kit de aerodinâmica sensato. Onda turbo em motores de baixa cilindrada recomeçou agora no up! TSI.

Uno turbo

Será que a Fiat reeditará a versão mais famosa da metade dos anos 1990? Espaço tem de sobra para isso. A proposta está na mão e a italianada poderá ingressar por esse caminho.

Corsa Classic
Resiste e como resiste ao tempo. A Chevrolet lançou o Corsa Classic em 1996 e faz sucesso com ele até hoje. Segredo do negócio? Projeto lucrativo de resistência e bom custo-benefício.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação