Trocar ou comprar um veículo são grandes passos para começar o ano bem. De acordo com as condições econômicas, boa parte das pessoas opta por adquirir um carro seminovo. Mas a empolgação de levar o futuro veículo não pode atropelar os critérios que precisam ser observados antes da compra. Para evitar dor de cabeça com gastos extras de manutenção é indispensável avaliar cada detalhe.
A análise começa com a revisão visual. Vale observar o número de inscrição do chassi. De acordo com o especialista Alessandro Rubio do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a verificação é primordial. “A checagem serve para identificar se a numeração está sem remarcação e também se está presente em todos os vidros do carro”, alerta. A repintura também é destacada por ele. “Vale examinar se há partes descascadas, com diferença de cor e até com pedaços da carroceria com texturas diferentes do verniz”, finaliza.
Ao chegar ao local de venda, o comprador deve pedir ajuda ao vendedor para conferir detalhes específicos como motor e adesivos de fábrica, para saber se são originais e se continuam intactas. Caso contrário, é possível observar se o carro já sofreu algum tipo de alteração ou reparos.
Depois de ter uma experiência ruim na compra de um Gol 2003, o empresário Rheldson Santana reforça a atenção na hora de investir no carro desejado, um Corolla. “Quando comprei um Gol 1.6, aparentemente o carro era novo, com pintura nova. Depois de passar três meses da garantia da agência, percebi que o carro estava empinando para o lado direito. Levei ao mecânico e descobri um problema na suspensão”, conta. Rheldson teve prejuízo de quase R$ 5 mil para restaurar o carro e teve que revender o Gol pela metade do preço. Hoje, o condutor pensa duas vezes antes de adquirir um seminovo. “Vejo todo o estado do carro; desde a quilometragem, pintura até a mecânica”, conclui.
Mesmo depois do comprador checar tudo, é importante a avaliação de um mecânico de confiança. “É essencial que o automóvel passe por uma revisão específica da oficina para averiguar se há problemas na suspensão, se a longarina (parte estrutural) está alinhada ou já foi reparada por solda. Outra dica é conferir a atual condição dos parafusos que fixam os para-lamas e capô, que podem mostrar se ele já foi substituído. Caso estejam marcados ou com sinais de irregularidades, podem indicar que a peça já foi alterada”, destaca Alessandro.
O comprador pode também testar o modelo dando uma volta em torno da loja para examinar os freios e se o carro emite algum ruído ao pisar na embreagem para trocar de marcha. Se tiver uma demora no acoplamento, há indícios de desgastes no componente e isso vai requerer vistoria.
De olho
- Número do chassi
- Pintura
- Motor
- Adesivos
- Volante e pomo do câmbio