Estado de Minas

Estreias de setembro

O nono mês do ano é aguardado por conta da primavera. Mas, para aqueles que estão ligados no universo automotivo, também fica a expectativa de lançamentos mais do que esperados


postado em 02/09/2019 18:41 / atualizado em 03/09/2019 15:14

Quem está atento ao mundo automotivo já reparou que quanto mais se aproxima do final do ano, mais os lançamentos de veículos acontecem. Em intervalos menores. O mês de setembro é exemplo disso. Além do tradicional Salão de Frankfurt que já reúne algumas estreias mundiais, aqui no Brasil outros modelos estão sendo aguardados. De diversas carrocerias e segmentos.
Para quem não quer perder nenhuma novidade, vale a pena ficar ligado nas datas de lançamentos. Pensando nisso, o DP Auto separou as principais novidades para os apaixonados pelas quatro rodas.

Toyota Corolla
 
(foto: Toyota / Divulgação)
(foto: Toyota / Divulgação)
 
 
Começando pelo modelo mais vendido da Toyota. O novo Corolla chega já no começo do mês, com novidades que acompanham a evolução do universo automotivo. A 12ª geração do sedã foi inteiramente repaginada e agora é montada sobre a plataforma TNGA, a mesma do Prius. O design, como já é de se esperar, segue o modelo europeu, algo mais discreto em relação ao Corolla que foi lançado nos Estados Unidos. Mas, a grande novidade que a marca já revelou é que o Novo Corolla será o primeiro veículo do mundo com o sistema híbrido flex. A data de estreia do modelo é nos próximos dias 3 e 4.

Porsche Taycan
 
(foto: Porsche / Divulgação)
(foto: Porsche / Divulgação)
 
 
Para os amantes de alta performance, a Porsche reservou uma grande novidade no comecinho do mês. A marca alemã vai apresentar, no dia 4 de setembro o novo Taycan, o seu primeiro carro elétrico da era moderna. Mantendo um ar de mistério, pouco se sabe sobre o design do novo modelo. Já o interior foi revelado e apresenta muita tecnologia, começando por três telas grandes que atraem os olhares dentro da cabine.

Land Rover Defender
 
(foto: Land Rover / Divulgação)
(foto: Land Rover / Divulgação)
 
 
Esperado há mais de três anos, quando deixou de ser fabricado, o retorno do Land Rover Defender é, possivelmente, uma das estreias mais aguardadas do setor automotivo. Marcado para dar as caras no Salão de Frankfurt, a nova geração do utilitário está sendo mantida em segredo pela marca até então. Até agora, só foi mostrada uma imagem do veículo, vazada, no set de gravação do novo filme de James Bond. Mesmo com traços mais modernos, a novidade, que chega ao Brasil no próximo ano, continuará com a sua essência off-road que fez tanto sucesso.

Volkswagen ID.3
 
(foto: Volkswagen / Divulgação)
(foto: Volkswagen / Divulgação)
 

A era dos elétricos parece que está finalmente se firmando no mundo das quatro rodas. Prova disso é que a Volkswagen confirmou a presença do seu mais novo hatch elétrico no Salão de Frankfurt. A novidade será vendida em três versões. As opções de entrada, com 45 kWh, intermediária que possui 58 kWh e topo de linha com baterias de 77 kWh terão autonomia que varia entre 330 e 550 km. De acordo com a marca, o novo ID.3 terá um projeto diferenciado, com um design capaz de revolucionar o mercado automotivo, uma autonomia maior, dinâmica impressionante e um interior espaçoso. Segundo a montadora, o motor elétrico (que está no eixo traseiro) tem potência de 204 cv e o preço ficará abaixo dos 30 mil euros.

Chevrolet Onix Sedan
 
(foto: Chevrolet / Divulgação)
(foto: Chevrolet / Divulgação)
 

Apesar do maior número de lançamentos neste mês acontecerem em Frankfurt, aqui no Brasil também tem estreia para ser contemplada. O veículo mais vendido no mercado brasileiro vai ganhar uma versão sedan, que deve ocupar o lugar do Prisma, e será apresentado nos dias 12 e 13 de setembro. Apesar da expectativa da apresentação do Onix Sedan por aqui, o modelo não é uma novidade propriamente dita. Isso porque, o veículo já foi apresentado na China há alguns meses. Mas, nem por isso a espera diminui, principalmente para o novo motor 1.0 turbo que ainda está passando por testes.

Hyundai HB20
 
(foto: Jorge Moraes / DP)
(foto: Jorge Moraes / DP)
 
 
Talvez as alterações mais polêmicas e aguardadas dos últimos anos. O novo HB20 só aparece com partes camufladas, mas o conceito Saga, que antecipa algumas linhas do modelo, foi apresentado no ano passado durante o Salão de São Paulo. A segunda geração do hatch será apresentada entre os dias 16 e 18 de setembro na Ilha de Comandatuba, na Bahia, mesmo lugar em que o seu antecessor fez sua estreia nacional, em 2012.

Kia Cerato

O final de setembro ainda reserva novidades. Isso porque a Kia marcou a estreia do novo Cerato para os dias 23 e 24 do mês. O sedã médio finalmente recebe um novo design, o mesmo que foi apresentado no Salão de Detroit no ano passado. Como novidades, o modelo está 8 cm maior, com 4,64 metros de comprimento. Tamanho parece que foi a aposta da montadora, seja para mais ou para menos. A altura diminuiu três cm e agora mede 1,43 metro. Já a largura e a distância entre-eixos não mudaram. Apesar do design externo ser o mesmo dos EUA, a parte interna ainda é incerta. Mas, se for a mesma do país norte-americano, o veículo virá com itens como ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia com tela de oito polegadas, controles de estabilidade e tração, piloto automático, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, teto solar elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, assistente de partida em rampas e alerta de permanência em faixas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação