Estado de Minas MERCADO

Conheça os automáticos mais em conta do mercado

Saiba quais são as opções de veículos com câmbio automático que contam com valores populares


postado em 06/08/2018 08:29 / atualizado em 06/08/2018 18:37

Não se preocupar com o tempo da troca de marchas é prioridade para alguns motoristas. Há pouco tempo, no entanto, esse era um atrativo de luxo. Poucos veículos contavam com a opção de câmbio automático e o preço cobrado sobre o item era, no mínimo, notório. No entanto, no atual cenário do setor automotivo brasileiro, todos os principais veículos de entrada, por exemplo, contam com versões que deixam o motorista mais sossegado sob o volante. 
 
Há quem diga que dirigir um carro automático é perder a essência de comandar um veículo. No ano passado, 40% dos automóveis novos vendidos no país tinham o equipamento. A projeção das montadoras é de que chegará a 60% em dois anos. Dessa forma, para aqueles que acham que a opção é sinônimo de conforto e divisora de águas na hora da escolha do próximo carro, o DP Auto fez o ranking de alguns dos veículos mais em conta do mercado com a opção que não conta com o pedal da embreagem.  Valores partem dos R$ 53 mil. 
 
 
CHEVROLET ONIX
  
 
(foto: GM/DIVULGAÇÃO)
(foto: GM/DIVULGAÇÃO)
 
O carro mais vendido do Brasil foi lançado em 2012, mas só os modelos a partir  de 2014 ganharam a versão com câmbio automático. A segunda geração da transmissão com seis marchas - utilizada no Cruze, Sonic e Spin - está disponível nas versões LT e LTZ com motor 1.4. Abastecido a etanol, o conjunto mecânico acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e, em 12,7 segundos, quando movido a gasolina. Em ambos, sua velocidade máxima atinge 171 km/h. O preço do carro com a opção fica na casa dos R$ 54 mil. 
 
 
TOYOTA ETIOS
 
 
(foto: GABRIEL MELO/ ESP.DP)
(foto: GABRIEL MELO/ ESP.DP)
 
Desde o início do ano passado o Etios automático existe entre nós. O carro foi lançado na linha 2017 com essa mudança do câmbio (que é automático de quatro marchas e custa R$ 3.500) e mais uma novidade: os motores 1.3 e 1.5 dual VVT-i, produzido na fábrica da montadora em Porto Feliz (SP). Com as mudanças, a potência do motor 1.3 saltou de 90/84 cv para 98/88 cv e a do 1.5 de 96/92 cv para 107/102 cv. Além do conjunto mecânico, o Etios passou a contar com um quadro de instrumentos totalmente digital. Preço do carro 0 km com a opção parte dos R$ 50 mil.
 
 
HYUNDAI HB20
 
 
(foto: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO)
(foto: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO)
 
Quando a Hyundai lançou em 2012 o HB20 no mercado, a opção automática veio por tabela.  Na época, o HB20 sem pedal de embreagem partiu dos R$ 45.995. Sempre com motorização 1.6 de 16V e 128cv, que é é veloz, sai fácil e oferece torque de 16,5 Kgfm a 5 mil rpm. O sulcoreano deu a partida na linha de produção da nova planta de Piracicaba, interior de São Paulo. São cinco anos de garantia e, sem exagero, um design impecável, do jeito que o brasileiro gosta. Atualmente, o carro com a opção que dispensa a atenção do motorista para a troca de marchas parte dos R$ 59 mil.  
 
 
FORD KA
 
 
(foto: THAINÁ NOGUEIRA/ESP.DP)
(foto: THAINÁ NOGUEIRA/ESP.DP)
 
Nas últimas semanas a Ford lançou o Ka 2019 e uma das novidades foi o câmbio automático. Demorou, mas chegou e agora a montadora está disposta para liderar o ranking dos compactos mais vendidos. A implantação do câmbio automático no veículo e a disponibilidade da central multimídia ser obtida desde a SE Plus são as grandes cartas da Ford para atrair o público que busca praticidade e conectividade e que encontravam isso facilmente distribuído no HB20 e Onix. Inclusive, de acordo com a própria montadora, a transmissão automática já representa cerca de 30% das vendas no segmento de entrada, e mais da metade dos consumidores destes veículos buscam conectividade. O motor 1.5 combinado com três cilindros rende 137 cavalos que, equipado com a transmissão automática de seis marchas, deixa o Onix e HB20 a ver navios. O carro parte dos R$ 56.490 na opção. 
 
 
NISSAN MARCH
 
 
(foto: NISSAN/DIVULGAÇÃO)
(foto: NISSAN/DIVULGAÇÃO)
 
Dois meses antes da chegada do Kicks às concessionárias, em 2016, a Nissan estreou a transmissão automática, do tipo CVT, no March e Versa, com motor 1.6 16V. Chamada de XTronic pelo fabricante japonês, a transmissão continuamente variável traz ajustes em relação à utilizada nos sedãs Sentra e Altima, e se destaca pela aceleração suave sem os trancos característicos de algumas caixas automáticas tradicionais. A dirigibilidade do carro ficou boa e confortável. Atualmente, o preço do veículo com câmbio CVT é na casa dos R$ 57 mil. 
 
 
VOLKSVAGEN GOL
 
 
(foto: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO)
(foto: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO)
 
Há muito o Gol está entre nós, e isso não é novidade. São quase 40 anos que o “carro chefe” da montadora alemã transita nas vias brasileiras. No entanto, só nas últimas semanas que a Volkswagen apresentou a versão do querido compacto que dispensa o pedal da embreagem. Disponível na linha 2019, o preço da versão parte dos R$ 54.580 e a mudança faz parte da investida da marca que já apresentou vários lançamentos este ano no mercado brasileiro, num total de 20 que serão apresentados até 2020. O câmbio tem seis marchas e o motorista pode fazer a troca com comandos atrás do volante. Em relação ao propulsor utilizado nas novas versões, a Volkswagen apostou na família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas. Com essas configurações o Gol sai da inércia e alcança os 100 km/h em apenas 10,1 segundos e atinge satisfatórios 185 km/h de velocidade máxima. 
 
 
CITROEN C3
 
 
(foto: CITROEN/DIVULGAÇÃO)
(foto: CITROEN/DIVULGAÇÃO)
 
O novo C3 com câmbio automático chegou em 2012 na casa dos R$ 54 mil. Hoje em dia esse preço é por volta dos R$ 59 mil. No entanto, o carro é puro requinte. É que o para-brisa Zenith (o que envolve parte do teto), por exemplo, é a melhor sensação de bem estar e dirigibilidade no segmento compacto. O carro nasceu no Brasil, como projeto mundial, e quebrou a teoria de que foi feito para agradar o público feminino.  A transmissão automática de quatro velocidades tem o tiptronic sequencial e falta uma forcinha. Mas se a questão for elegância, o C3 dá show.
 

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