
Em relação a esta inovação, o diretor de Operações da Michelin, Florent Menegaux, relata que as rodas dos carros têm ficado cada vez maiores, à medida que contribuem para o aspecto mais “premium” que os carros possuem e grandes ligas brilhantes são parte integrante de todos os designs modernos dos veículos. “Porém, os pneus consequentemente de baixos perfis, com flancos curtos, são muito mais suscetíveis a danos nas estradas deterioradas, que possuem inúmeros buracos”, afirma.
Em testes realizados pela Michelin com um pneu 285/30R21, o veículo equipado com a tecnologia Acorus para passar por um buraco - com 80 mm de profundidade e 700 mm de comprimento -, a versão da jante padrão perfurou o pneu a 28 km/h, enquanto a roda flexível com tecnologia Acorus não perfurou, nem sofreu nenhum tipo de dano em nenhuma velocidade testada. A roda flexível, que foi lançada durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, será vendida inicialmente apenas com 19” e tamanhos superiores aos fabricantes premium de OE.

Além da redução dos danos, da segurança e da mobilidade melhorada, a roda flexível tem outras vantagens para o condutor. Ajuda a superar outras falhas associadas a pneus de baixa qualidade e flancos curtos – os níveis de conforto e ruído são melhorados devido à flange de borracha flexível que se encontra entre a roda e o pneu. Existe também um benefício ambiental no uso da tecnologia Michelin, a roda flexível foi concebida para ser compatível com qualquer marca de pneus, incluindo pneus de baixa resistência ao rolamento, o que se traduz em menos emissões de CO2 e mais economia de combustível. A inovadora solução de rodas significa também que menos rodas e pneus danificados são deitados fora após danos em buracos.
ORIGEM DO NOME
O nome ACORUS vem de Acorus Calamus, uma planta encontrada apenas em zonas úmidas que parece um caniço e aparece numa famosa fábula francesa: “O carvalho e o caniço”, com a sabedoria de “um caniço verga, mas não se quebra”. A roda flexível não só salvaguarda em caso de buracos e estradas fracas, como também marca um compromisso final no design das rodas de carros de passageiros, entre o aspecto robusto e o aspecto “premium”. No entanto, ainda não se sabe quando estará disponível no mercado.