Estado de Minas AVANÇO

Ducati promete lançar moto com radar e controle de velocidade até 2020

A marca protocolou pedido de patenteamento das tecnologias que permite calcular a distância, assim como avisar a velocidade e se há risco de colisão


postado em 15/05/2018 09:59

(foto: Ducati/ Divulgação)
(foto: Ducati/ Divulgação)

A Ducati revelou que, até 2020, colocará radares e controlador de velocidade adaptativo em suas motocicletas. É possível imaginar radares que equipam modelos de automóveis de luxo que permite ter acesso a informações sobre veículos ao redor. Segundo a Ducati, até 2020, essa tecnologia estará presente em suas motocicletas, não com a função de interferir na pilotagem, mas como uma maneira de alertar ao motociclista riscos de colisão.

Esse sistema avançado é chamado de ARAS (Advanced Rider Assistance Systems) e funcionará através de diversos sensores, incluindo radares, que possibilitam ao condutor maior segurança no trânsito.

PRODUÇÃO

A marca começou a  desenvolver dispositivos de segurança, como radares,  para motocicleta em 2016, em parceria com o Departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia da Universidade Politécnica de Milão, na Itália. O radar desenvolvido consegue visualizar veículos no ponto cego da estrada, assim como também detecta veículos avançando em alta velocidade por trás da moto. A Ducati está em  processo de patentear a tecnologia criada em parceira com grandes centros tecnológicos.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação