Estado de Minas DIA DAS MÃES

Entenda a importância de mães e babies transitarem com segurança

Ser mãe é estar atenta a cada detalhe dos pequenos. Seja no quesito segurança ou nas brincadeiras


postado em 11/05/2018 19:53 / atualizado em 11/05/2018 20:55

Quando a família está esperando um bebê, é comum os pais prepararem o quarto, a casa e também o carro. A expressão mãe coruja não é exagero. As genitoras costumam cuidar de cada detalhe. Afinal, segundo a resolução nº 277/08 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), é obrigatória a utilização de equipamento de segurança para crianças de 0 a 10 anos. O não cumprimento é considerado infração gravíssima (7 pontos), com multa de R$ 293,47 e retenção do veículo, até que a irregularidade seja sanada. Então, a criança deve sair da maternidade para casa já no seu bebê conforto. Além da segurança, os pais ainda costumam providenciar acessórios lúdicos para entreter os pequenos.

 

(foto: Silvino / Arte / DP)
(foto: Silvino / Arte / DP)
 


As mamães procuram estar atentas a tudo que diz respeito aos seu filhos. Enquanto dirigem, manter uma criança entretida não é tarefa fácil. Os babies costumam ficar inquietos e acabam tirando a concentração da mãe condutora. A diretora administrativa de autopeças Jessica Tavares, quando estava esperando a pequena Aurora, organizou todo o carro. “A criança precisa sair do hospital já na cadeirinha, de costas para o motorista. Por conta do cinto, preferimos uma com base. É um pouco mais cara, mas é importante”, conta.

 

No mercado, é possível escolher alguns modelos de cadeirinhas, que podem ser fixadas com o cinto de segurança ou isofix. O tipo do equipamento deve ser adquirido de acordo com o peso e altura da criança. De acordo com o Gerente de Marketing da Alô Bebê, rede de lojas de artigos infantis do Brasil, o isofix é uma forma mais prática e segura, pois a cadeirinha é instalada diretamente na estrutura do carro, por meio de travas adequadas. “Com o Isofix, o risco de colocar o produto de forma errada é reduzido consideravelmente”, explica.

 

A diretora administrativa de autopeças Jessica Tavares, mãe da Aurora, além de garantir a segurança da pequena, providenciou outros acessórios. Ela colocou brinquedos colados na janela e um espelho que ajuda a monitorá-la. “Aurora ama ursinhos. Coloquei o espelho no encosto do banco em que ela fica. Isso faz com que eu a veja através do retrovisor a qualquer momento”, esclarece aliviada.

 

 

Confira alguns acessórios que podem lhe auxiliar:

DVD automotivo
Com esse equipamento, as mamães conseguem entreter as crianças sem esforço. Mas fique atento à idade do pequeno e cuide da vista dele.
 
Tablet
Com este equipamento, as crianças podem ver vídeos, jogar e até aprender.
 
Organizador de brinquedos
Para evitar uma super bagunça, é interessante colocar os brinquedos em um só lugar.
 
Protetor solar
Quando a criança está do lado em que o sol bate, é bom colocar protetor solar para carros é preso nos vidros de trás por meio de ventosas.

Assento de elevação ou cadeirinha
O equipamento é obrigatório e deve ser escolhido de acordo com o peso e altura da criança. A não utilização é considerado infração gravíssima (7 pontos), com multa e retenção do veículo, até que a irregularidade seja sanada.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação