Estado de Minas DÚVIDAS

CNH digital está disponível para todo o Brasil

Valor para a adesão varia em cada estado


postado em 02/05/2018 15:00 / atualizado em 02/05/2018 16:51

O procedimento só está disponível para as CNH que possuem QR Code. Foto: Paulo Maciel/Detran-PE/Divulgação
O procedimento só está disponível para as CNH que possuem QR Code. Foto: Paulo Maciel/Detran-PE/Divulgação
Desde a última semana de abril, os condutores já podem solicitar a emissão da CNH digital. Mas ainda existem várias dúvidas em relação ao procedimento, como o que é preciso para adquirir o documento.

A obrigatoriedade da CNH digital foi prorrogada para o dia 1º de julho, mas os Detrans já estão aptos a emitir o documento em todos os estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Para solicitar existem duas formas. A primeira é fazendo o cadastro no site do Denatran e finalizando o processo de forma presencial em um posto de atendimento do Detran-PE, ou realizando todo o processo de forma online. Para finalizar o processo online, é preciso ter Certificado Digital, para garantir a autenticidade das informações.

Porém, não é todo motorista que pode solicitar a CNH digital. O processo é restrito para aqueles que possuem a versão impressa do documento com QR Code, que começou a ser emitida em maio de 2017. Segundo o Denatran, a cobrança de taxas é possível e fica a cargo dos Detrans de cada estado.

Todos os estados do Brasil estão aptos a emitirem a CNH digital. Foto: Gabriel Melo / Esp. DP
Todos os estados do Brasil estão aptos a emitirem a CNH digital. Foto: Gabriel Melo / Esp. DP
A seguridade da CNH digital é atestada por diversos fatores como o QR Code e a assinatura digital através de um Certificado Digital ICP – Brasil do Detran e exige o cadastro presencial ou o uso do Certificado Digital do titular e senhas de acesso para a atualização cadastral no Portal de Serviços do Denatran e para a visualização e exportação das informações.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação