Mudanças

Vistoria veicular está mais segura

Detran implantou novas medidas para a realização da vistoria veicular, prática necessária para a troca de titularidade do automóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/04/2018 17:04 / atualizado em 30/04/2018 16:01 Thainá Nogueira /Diario de Pernambuco

Transferir a titularidade de um veículo em Pernambuco tem novas medidas. É que o Departamento de Trânsito do Estado começa a operar com uma forma híbrida para realizar o serviço. A partir de agora, além do Detran, as Empresas Credenciadas de Vistoria de Veículos - ECV’s também podem emitir o laudo que permite a transferência de titularidade. De acordo com o órgão, o objetivo é combater roubo e furto dos veículos, além de avaliar as condições de conservação dos carros, verificação de legitimidade e autenticidade da documentação para a realização dos procedimentos do Estado.

 

Além do Detran, Empresas Credenciadas de Vistoria de Veículos - ECVs também podem emitir o laudo que permite a transferência de titularidade do carro - Thainá Nogueira / DP Além do Detran, Empresas Credenciadas de Vistoria de Veículos - ECVs também podem emitir o laudo que permite a transferência de titularidade do carro
 

 

Com as empresas credenciadas, basta o motorista acessar o site do Detran, verificar qual a empresa mais próxima e se encaminhar até lá. A vistoria é feita na hora, não precisa de agendamento.  No estabelecimento, os profissionais que realizam os veículos tem as digitais cadastradas e no momento em que começa a fazer uma vistoria, se conecta com o sistema através da sua digital, que, remotamente, já começa a salvar em servidores que estão conectados entre a loja, o Detran e o Denatran. Ou seja, tudo agora é monitorado.

De acordo com o diretor da Mais Vistorias, empresa que está credenciada ao Detran/PE, Fernando Emerenciano, durante o processo, é possível verificar de forma eletrônica e sem riscos de alterações por parte do operador do sistema todos os aspectos do veículo. “O sistema registra o número do chassi, do motor, o estado dos pneus e do para-brisa. Se houver alguma imcompatibilidade ou alteração, ela é expressa no laudo e o motorista não consegue fazer a transferência de titularidade”, afirma. 

 

Sistema eletrônico consegue identificar se a placa, o chassi e o número do motor, por exemplo, estão corretos - Paulo Maciel / Detran/PE Sistema eletrônico consegue identificar se a placa, o chassi e o número do motor, por exemplo, estão corretos
 

 

Segundo o presidente do Detran/PE, Charles Ribeiro, a nova medida tem como objetivo assegurar a eficiência e eficácia na fiscalização e, consequentemente, a inibição de fraudes, permitindo a facilidade e a rapidez no rastreamento. No entanto, o valor pelo serviço é o triplo do atual cobrado no órgão. Ou seja, para fazer a vistorias nas empresas cadastradas, o motorista precisa dispor de R$ 150. Na sede do órgão , o valor é de R$ 47,77. Esse serviço é o passo inicial de adequação às futuras Inspeções Técnicas Veiculares (ITV’s), que, segundo determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), deverá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2019. “É importante lembrar, também, que Pernambuco não é o único Estado a implantar os serviços de vistoria de identificação veicular. Minas Gerais faz o processo de forma híbrida (Detran e ECV’s) igual a nós. Em São Paulo e no Paraná, só quem faz são os credenciados. Em Santa Catarina, só os despachantes estão autorizados a fazer o serviço. Na Paraíba, o processo está começando agora. Em resumo, estamos adequando Pernambuco à modernidade já existente nos principais estados do país”, esclarece.

De acordo com o diretor regional da Fenacor, Carlos Valle, a tecnologia na vistoria deve influenciar no valor do seguro do carro. “Deve melhorar o preço porque se o carro passar por essa vistoria e as seguradoras estiverem com o laudo que o veículo está totalmente regularizado, a probabilidade de acontecer sinistros diminui, logo, o valor do contrato da apólice também”, afirma.

 

 

Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
24 de maio de 2018
23 de maio de 2018