Estado de Minas CUIDADOS

Qual a calibragem correta?

Itens de extrema importância, os pneus não podem estar murchos, nem cheios demais, podendo colocar em risco outras partes do veículo


postado em 26/02/2018 14:13

Um local adequado e com calibrador aferido é essencial para o bom funcionamento do pneu, além de realizar de forma correta o procedimento (foto: Ricardo Fernandes / DP)
Um local adequado e com calibrador aferido é essencial para o bom funcionamento do pneu, além de realizar de forma correta o procedimento (foto: Ricardo Fernandes / DP)
 

Um jogo de pneus novo pode pesar bastante no bolso do motorista, ainda mais quando não está dentro do planejamento do proprietário do veículo. Aumentar a vida útil do item é sinônimo de precaução e hábitos novos. Aprender a forma correta de calibrar os pneus pode ajudar não só a aumentar a duração do produto, como também a economizar combustível. Apesar de uma prática simples, encher os pneus pode, por vezes, ser esquecida pelo motorista. No entanto, a calibragem é responsável por proporcionar segurança ao veículo e conforto aos passageiros. “A frequência com que os pneus devem ser enchidos varia de acordo com a condição climática e a sua utilização durante o dia a dia. Mas, em geral, a calibragem deve ser realizada a cada 15 dias”, explica o gerente da HC Pneus Bosco Gomes.

É preciso ficar atento na hora de realizar a manutenção dos pneus. Isso porque rodar pelas estradas com os itens vazios ou cheios demais pode causar prejuízo. Quando o pneu está murcho, o motor precisa de mais força para fazer o veículo se movimentar, o que pode aumentar os gastos com combustível em até 20%. “Sem falar na diminuição considerável da vida útil e do desconforto ao dirigir”, alerta Bosco. Outro ponto importante que também deve ser observado é quando o pneu foi calibrado em excesso. “Isso pode provocar o desgaste irregular tanto no centro do pneu, quanto na banda de rodagem, o que deixa o carro desconfortável e muito duro de dirigir”, explica o gerente.

A calibragem correta dos pneus está especificada no manual do carro (foto: Ricardo Fernandes / DP)
A calibragem correta dos pneus está especificada no manual do carro (foto: Ricardo Fernandes / DP)

Nesse caso, não só as rodas são afetadas. “A suspensão acaba trabalhando mais, desgastando precocemente algumas peças e uma calibragem muito alta também pode provocar insegurança na direção”, relata Bosco. É importante saber a forma correta de encher os pneus, por isso, antes de mais nada, é preciso verificar o que diz o manual do fabricante. Existem ainda outros locais onde está especificada a calibragem ideal, entre elas a tampa do tanque de combustível. “Na porta do veículo também existe o indicativo com carga máxima ou mínima”, reforça o especialista.

Outro alerta dado pelo gerente da HC Pneus é em relação ao local onde será realizado o procedimento. “Procure sempre um lugar que tenha um calibrador que proporcione segurança e esteja aferido, caso contrário o seu veículo pode não estar calibrado corretamente e gerar problemas maiores”, conclui.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação