Estado de Minas SEGURANÇA

Nissan Leaf recebe cinco estrelas em teste de colisão

Veículo alcançou nota 94,8 de 100 na avaliação de segurança dos ocupantes em situações de colisão


postado em 22/02/2018 14:31 / atualizado em 22/02/2018 16:14

(foto: Nissan / Divulgação )
(foto: Nissan / Divulgação )
 

Durante um teste proposto recentemente pelo Japan NCAP, o novo Nissan Leaf mostrou que também merece destaque quando o assunto é segurança. O modelo atingiu 5 estrelas nos testes de impacto e logo ganhou reconhecimento igualmente aos outros veículos que obtiveram o mesmo resultado de diferentes marcas. Segundo o relatório divulgado após os testes, o carro conseguiu 94,8 pontos de um total de 100, o que significa dizer que a máquina teve um ótimo desempenho para os ocupantes nos casos de colisão. O modelo terá as vendas iniciadas no Brasil em 2019, de acordo com a montadora.

Em tese, alguns fatores podem ter contribuído pontualmente para o Leaf ter obtido esse resultado. Os 6 airbags com sistemas de retenção suplementar (SRS), por exemplo, junto aos cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de esforço reduzido, bancos com estrutura e apoios de cabeça reforçados, e a carroceria com estrutura altamente rígida tiveram influência.

Além do teste de segurança, outros adicionais como o de contra choques elétricos com o intuito de verificar uma possível descarga elétrica em uma suposta colisão também foram aplicados. Com base nos resultados após a realização das provas, foi comprovado que a bateria é protegida por um invólucro altamente seguro, e que a própria carroceria do carro é capaz de proteger os demais ocupantes contra itens de alta tensão. De resto, um novo aparato está presente no modelo, e tem capacidade de cortar o sistema de alta tensão nos casos de colisão.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação