Estado de Minas EXPEDIÇÃO

Expedição da Nissan desbravou o território nacional com a Frontier

Montadora realizou rali para testar os limites da sua picape média


postado em 05/02/2018 15:40 / atualizado em 05/02/2018 15:51

Chapada dos Guimarães (MT) – A expectativa era de que seria um longo test drive para conhecer os atributos de uma picape percorrendo centenas de quilômetros, sendo muitos trechos em terrenos de difícil acesso, onde só se consegue chegar com tração 4x4. Mas a Expedição Nissan: À Procura do Início do Brasil foi muito mais que isso. Foi uma grande experiência que contribuiu para entender um pouco da história do nosso país.

 

(foto: Nissan / Divulgação)
(foto: Nissan / Divulgação)
 

 

Passamos três dias a bordo da nova Frontier. O modelo, que está na 12ª geração, começou a ser vendido no Brasil em março de 2017. Dirigimos aproximadamente 900 quilômetros para visitar lugares surpreendentes. O comboio teve o total de 15 veículos, nas versões SE e SL que contam com motorização 2.3 Diesel. Claro que, durante o trajeto, foi possível testar todos os itens da picape, como por exemplo, o controle automático de descida (HDC) e o sistema de auxílio de partida em rampa (HSA). Foram cerca de 12 horas diárias, mas o conforto a bordo não deixava que os participantes lembrassem do cansaço. A estrutura do carro está mais resistente, além do chassi reforçado.

 

No primeiro dia, a expedição partiu pontualmente as sete da manhã da cidade de Cuiabá (MS) e depois de algumas horas chegou ao município de Jangada, onde está localizado o sítio arqueológico de Santa Elina. E foi incrível ver de perto, aliás, de muito perto, diversas figuras rupestres pintadas nas rochas. Eram provas de que os primeiros habitantes do Brasil passaram por ali. Uma verdadeira aula, já que dois especialistas (arqueólogos do Brasil e França) nos acompanhavam e
explicavam tudo em detalhes.

 

(foto: Nissan / Divulgação)
(foto: Nissan / Divulgação)
 

 

Durante toda a viagem conduzi a versão topo de linha. Passamos pela Chapada dos Guimarães, seguimos para Jaciara, ao sul do estado de Mato Grosso, e fizemos nossa parada no Vale das Perdidas.  São Pedro ajudou e a chuva que caiu na região contribuiu para testar o carro na lama, já que boa parte do trecho era offroad. Mas só foi acionar o 4x4 e seguir viagem sem demais problema. Chegamos na Crista de Galo, formação rochosa onde foi possível contemplar um dos mais belos visuais.


Estava chegando a hora de  estacionar a Frontier quando a sensação de que alguns marcantes quilômetros ainda nos aguardavam tomou o corpo e a mente de todos ali presentes na expedição. Contemplamos mais um cenário fantástico na Cachoeira Véu de Noiva e, de lá, seguimos para um outro ponto turístico que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a Chapada, a Cidade de Pedra.

 

A tarde se aproximou e era hora de retornar. A expedição chegava ao fim. Dirigir a Nissan Frontier por três dias foi sinônimo de entendimento  do porquê do modelo se destaca no segmento: ele é capaz de atender a principal proposta a qual está enquadrada, ou seja, é uma picape essencialmente offroad.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação