Trilhas, desníveis, declives. Os 4x4 da Toyota passaram por quase todos os possíveis tipos de solo durante o rali de regularidade promovido pela marca no último fim de semana e um fator pode ser notado: os utilitários topam tudo. O evento aconteceu na zona rural da cidade de Camaragibe e em estradas das cidades de Paudalho e Araçoiaba. Foram mais de 140 km percorridos pelos cerca de 40 utilitários pertencentes aos clientes da montadora que compuseram a expedição.
Como em todo rali de regularidade, o objetivo do piloto e do navegador era cumprir o roteiro da prova dentro do horário estabelecido. Uma média de três horas foi necessária para esse objetivo ser concluído. Isso porque provas que testavam o desempenho dos utilitários aconteceram e levaram os participantes aos limites dos 4x4. Exemplificando, subidas e descidas com alto grau de inclinação, imersão na água e desempenho da tração em terreno arenoso fizeram parte do trajeto para o destino final ser alcançado.
Todos os modelos 4x4 da Toyota, como Hilux, SW4, RAV4 e até mesmo o Toyota Bandeirante, estavam aptos para o percurso. No entanto, os protagonistas do rali foram a picape e o seu SUV. A atividade arrecadou 840 kg de alimentos não perecíveis, coletados pelos participantes da prova.
O rali de regularidade da marca japonesa aqui no Brasil é um velho conhecido. Isso porque há pelo menos doze anos a expedição é realizada. Em 2017, o evento começou sua jornada em Ribeirão Preto (SP), no mês de outubro, e teve a segunda etapa realizada no último sábado (16), na coudelaria Souza Leão, nos arredores do Recife. Para 2018, a Toyota planeja novas etapas, começando por Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em meados de março.