É comum encontrarmos alguém com a moto ligada acelerando-a para aquecer o motor. Esse hábito é desnecessário para o bom funcionamento da motocicleta, pois grande parte dos ciclomotores atuais possui injeção direta, permitindo o aquecimento do motor em movimento, evitando o desperdício de combustível. Outro problema é a aceleração indevida – como em semáforos fechados – que, além do aumento no consumo, prejudica o funcionamento motor a longo prazo.
Então, a dica é: ao conduzir a moto, mantenha a velocidade constante – evitando o famoso arranque e o aumento da aceleração no curto espaço de tempo –, sem preguiça na hora da troca de marcha, respeitando seu tempo de troca.
Essas ações têm resultados expressivos na diminuição no consumo da motocicleta. Mas é imprescindível a leitura do manual da sua motocicleta. É nele que você encontrará dicas para evitar cargas excessivas, qual tempo e quilometragem certa para realizar a manutenção, assim como especificações importantes do ciclomotor. Preste atenção qual óleo lubrificante tem melhor qualidade e se ele é recomendado ao modelo/marca da moto. É preciso ficar atento quanto à escolha do fluido lubrificante, pois esse produto reduz o atrito entre as peças, protege e prolonga a vida útil do motor, evitando gastos futuros com a motocicleta.
Uma novidade que está pegando entre os motociclistas para economizar combustível é a utilização de velas de irídio. Essa peça é responsável pela ignição do combustível dentro do motor, que seria a condução da alta voltagem reproduzida pela bobina para o interior da câmara de combustão, gerando faísca, culminando na explosão da mistura ar-combustível.
Existem três tipos de velas utilizadas em motocicletas, a mais comum é a com eletrodo de cobre, mas existem velas com eletrodo de platina e as velas de irídio. As velas de irídio e platina conduzem melhor a energia, e possuem uma durabilidade maior de, aproximadamente, 100 mil km. Em contrapartida, as velas de cobre têm duração de apenas 40 mil km.
Já as velas de irídio levam vantagem sobre as outras porque seu ponto de fusão é altíssimo (2.454 °C), resistência mecânica elevada e resistência elétrica ainda mais baixa. Suas características são mantidas ao longo de toda sua vida útil, trazendo economia para quem utiliza.
O gerente de vendas William Santana optou por substituir as velas de cobre pelas velas de irídio por recomendações de amigos e percebeu a mudança do funcionamento de sua motocicleta logo após a troca. “Ela (vela de irídio) tem um desempenho melhor do que a de cobre. Eu noto a diferença ao acelerar numa curva, por exemplo. A resposta da moto é imediata, enquanto a vela de cobre demora mais para responder”, aponta. Essa mudança é rapidamente identificada, como revela William. “Faz pouco tempo que troquei para as velas de irídio e já sinto a diferença no melhoramento do desempenho da minha moto”, conclui. É possível encontrar a velas de irídio à venda em lojas especializadas e na internet, com valor entre R$ 50 e R$ 70.
Fique atento aos cuidados:
Sempre mantenha a calibragem dos pneus em dia, esta ação economiza quase 4% de combustível.
Limpe com regularidade o filtro de ar, pois o processo de combustão está diretamente ligado ao ar puxado pela motocicleta. Então, quanto mais difícil para puxar o ar, mais gasto sua moto terá.
Leia o manual da sua motocicleta.
Ações que devem ser evitadas:
O famoso ponto morto em descidas continua consumindo combustível com o funcionamento errado, por isso, deixe a moto engrenada.
Acelerar muito em subidas não aumenta a força da motocicleta, só a fará consumir mais.Frenagens e aceleradas bruscas devem ser evitadas para manter a eficiência e economia.
Não é necessário ligar a moto e começar a acelerar para aquecer o motor, pois grande parte das motos atuais possui injeção direta, responsável pelo aquecimento do motor em movimento.