Estado de Minas VENDAS

Qual a melhor forma de comprar um veículo?

Em tempos onde o dinheiro pode ser um impasse, financiar o automóvel torna-se uma das opções mais viáveis. Vale se antentar para fazer um bom negócio


postado em 21/12/2017 14:54 / atualizado em 21/12/2017 17:28

(foto: Anderson Freire / Esp. DP)
(foto: Anderson Freire / Esp. DP)
Boa parte das pessoas almeja ter um carro, seja ele novo ou seminovo.  Porém, quando faltam recursos para o pagamento à vista – já que se trata de um bem muito caro – uma das opções disponíveis é a de financiar. As propostas feitas pelos bancos e concessionárias são tentadoras e aparentam serem perfeitas, mas o que era para ser vantajoso pode virar um grande prejuízo.

O assistente administrativo Douglas Santiago, 24, passou por uma má experiência. Ele adquiriu o seu primeiro veículo, um Palio 2015, após dar entrada no financiamento. Ao longo do pagamento, Santiago começou a notar que os valores estavam sempre aumentando. “As parcelas começaram a ficar altas  demais, comprometendo o meu orçamento familiar. Tive que contratar um advogado para solicitar uma revisão financeira, onde constatei que os valores estavam sendo cobrados equivocadamente”, relata.

Segundo os dados da B3, empresa de atividades unificadas da Bovespa, somente em novembro deste ano 12,8 mil carros foram financiados em Pernambuco, deixando o estado na segunda posição no ranking de financiamentos de veículos no Nordeste, perdendo apenas para Bahia.

(foto: Anderson Freire / Esp. DP)
(foto: Anderson Freire / Esp. DP)
Existem várias opções de financiamento e o comprador pode optar por qual plano melhor se adapta. Contudo, há dois mais populares. Um deles é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), quando a pessoa faz o empréstimo direto em um banco, a fim de comprar o carro. O comprador tem a posse do veículo, porém não pode ser negociado, pois encontra-se alienado ao banco até que todas as prestações sejam quitadas. A outra opção é o Leasing (Arrendamento Mercantil). Nessa forma de financiamento, o veículo é da própria financeira e você apenas arrenda.

De acordo com o especialista em direito bancário, Thiago Della Torre, é necessário, primeiramente, ao fazer um financiamento, que os consumidores se informem das taxas e tarifas que são cobradas nesses negócios. “Alguns órgãos mascaram os valores, alegando várias teorias e até não disponibilizam o contrato da compra a fim de evitar que o comprador tenha acesso a mais detalhes das cobranças”, conta.

Alguns procedimentos podem ajudar a evitar um mau negócio. “Verifique se a concessionária cobra algumas tarifas desnecessárias como abertura de crédito, de cadastro e serviços de terceiros. Isso influencia, sem sombra de dúvidas, no seu percentual de financiamento”, finaliza.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação